Arquivo para ‘tecnologia’ Categoria

Haier – a TV controlada pelos os olhos

Haier, a maior fabricante chinesa de televisões e outros utensílios domésticos, está demonstrando talvez a única grande inovação na IFA 2012. Uma televisão controlada pelos olhos do usuário. Depois de calibrar os olhos, usando uma unidade de monitoramento ocular feita pela Tobii, o usuário é capaz de controlar um cursor na tela da TV, somente fixando o olhar. Pode-se percorrer um carrossel de programas ou o seletor de volume e, ao piscar fazermos a escolha ou com um duplo piscar abrir ou ativar o conteúdo. Isso vai bem além da TV controlada por gestos. Funciona também na interface gráfica do computador mostrada na tela da TV.

Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta

Raspberry Pi – ajudinha para os novos hackers

Raspberry Pi é um gadget ou uma placa de um computador, do tamanho de um cartão de crédito, desenvolvido no Reino Unido pela Fundação Raspberrry Pi, visando estimular o ensino de ciÊncia da computação. Com a intenção de fazer com que os alunos do ensino médio deixem de lado seus smartphones e começarem a se interessar por programação, este pequena placa custa apenas 35 dólares. Pena que, com nossos impostos, a placa só chega aqui por quase 200 reais. O computador é baseado em um system on a chip (SoC) Broadcom BCM2835, que inclui um processador ARM1176JZF-S de 700 MHz, GPU VideoCore IV, e 256 Megabytes de memória RAM. O projeto não inclui uma memória não-volátil, como um disco rígido, possuindo uma entrada de cartão SD para armazenamento de dados. Apesar de lançada no início de 2012, já existem muitos tutoriais de uso na rede.

Enhanced by Zemanta

Construct2 – crie games sem se esforçar

Construct 2 da Scirra é um programa gratuito para a criação de games bastante simples e, ao mesmo tempo completo. Construct 2 possui um sistema baseado em eventos onde é feita uma verificação de comportamento do programa sem a necessidade de codificação. Apesar de ser de uso fácil para principiantes, o programa tem diversos recursos para usuários avançados, como a inserção de outros tipos de códigos. Utilizando HTML5, Construct 2 pode criar jogos para qualquer tipo de plataforma como to  iOS, Android, Windows 8, Facebook, Chrome Web Store, internet, Windows desktop apps e Arcade. Permite a instalação de dezenas de plugins para acabamentos gráficos e desenvolvimento. O programa foi desenvolvido por voluntários e não tem intenções comerciais. Somente os plugins são pagos. Possui farta documentação e fórums na web além de muitos tutoriais em vídeo no Youtube.

Enhanced by Zemanta

Fluid Interfaces – interação digital radicalmente repensada

Fluid Interfaces é um grupo de pesquisadores do MIT Media Lab que radicalmente repensam a maneira que interagimos com informações e serviços digitais. Porque ainda usamos um mouse e teclado, objetos inventado a mais de 40 anos, para interagirmos com nosso mundo digital? Os pesquisadores procuram transformar essas interações para que tornem-se mais naturais no nosso cotidiano. Trabalham em experimentos que abrangem as áreas de realidade aumentada, objetos responsivos, interações colaborativas e materiais programáveis. Fluid Interfaces desenham e investigam interfaces que possuam uma camada de informação digital que expande o nosso mundo físico e acaba com a ideia de botões para trabalhar com gestos naturais. Os objetos cotidianos e o espaço em nossa volta passam a ser responsivos através de displays e sensores. Isso oferece oportunidades para aprendermos e interagirmos para melhorar nossas vidas. Projetos muito interessantes para quem gosta de inovações na tecnologia.

Enhanced by Zemanta

SparkBridge – aplicativo móvel cooperativo

SparkBrige é uma plataforma para a edição de aplicativos móveis que agrega ambientes de aprendizagem informais, visitantes e autores de conteúdo. SparlkBridge está focado na criação de de novas maneiras de se utilizar a tecnologia como ferramenta inspiradora de exploração e novas descobertas. SparkBridge foi fundada pelo pessoal do Vancouver Aquarium e Fable Vision Studios e desenvolveram um aplicativo de exploração do aquário chamado Snappz. Snapzz é uma espécie de jogo de caça ao tesouro para os visitantes explorarem e descobrirem os atrativos do aquário em seus dispositivos móveis. Essa nova utilização da tecnologia permite novos níveis de interação e o desenvolvimento de aplicativos inovadores que cumprem objetivos estratégicos das instituições.

Enhanced by Zemanta

Infinity-by-nine – a projeção estendida à visão periférica

Infinity-by-nine é um sistema de projeção desenvolvido pelo MIT MediaLab que se estende à visão periférica através de amostras da imagem projetada, em tempo real. O sistema aproveita a sensibilidade reduzida aos detalhes de nossa visão periférica, tornando vídeos comuns em uma experiência muito mais atraente e imersiva. O equipamento analiza frames de imagens em tempo real e projeta uma espécie de imagens borradas destes frames nas paredes laterais e teto da sala de projeção. Sincronizadas com os movimentos da câmera, o efeito é de uma maior imersão na cena projetada. Alguns espectadores disseram até sentir o calor de uma determinada explosão projetada. A equipe que desenvolve o projeto sugere que a tecnologia poderia ser usada em jogos, sistemas de segurança, interfaces de usuários e aplicações educacionais.

Enhanced by Zemanta

Makey Makey – objetos e computadores se falando

Colaboração de Marcos Vinícius Koga


Makey Makey é um kit que transforma qualquer objeto em tecla, tornando-se um periférico do computador. O projeto foi desenvolvido por dois estudantes do MIT MediaLab e está exposto na sempre criativa plataforma de arrecadação Kickstarter. O funcionamento é muito simples. Basta ligar o cabo na placa eletrônica ligada ao computador e conectá-lo a um objeto. Este objeto passa então a se comunicar com o computador e podemos interagir através dele. Desta forma, os mais inusitados objetos, como bananas, folhas de papel e degraus de uma escada, passam a agir como uma tecla de comando do computador, permitindo tocar músiccas, jogar games, entre outros.

Enhanced by Zemanta

Ubi – paredes interativas usando o Kinect

Ubi pode transformar qualquer superfície em um tela 3D sensível ao toque, transformando a interação humano-computador através de gestos. A tecnologia foi desenvolvida pela starup alemã baseada em Munique Ubi Interactive. O sistema utiliza o sensor do Microsoft Kinect para transformar um projetor comum em um sistema de projeção multitoque. Isso permite que apresentações PowerPoint, páginas da internet e jogos não necessitem mais de cliques ou mouses sem fio para serem navegados. Utilizando o rastreador de movimento e a câmara com percepção de profundidade, Ubi é capaz de detectar se o usuário está apontando, tocando ou passando a mão sobre a superfície, e interpreta esses gestos como se estivessem sendo executados em um touchscreen gigante ou lousa interativa. A resposta é excelente, sem nenhum atraso na resposta aos gestos.

Enhanced by Zemanta

ZeroN – nova tecnologia interativa desafia a gravidade

ZeroN é um projeto do Tangible Media Group, que faz parte do MIT Media Lab, e consiste em um sistema capaz de controlar a trajetória de uma bola metálica no ar, fazendo-a, literalmente, levitar. A levitação magnética pode ser controlada por computador ou movida por mãos humanas. Fazem parte do sistema a acoplagem de um sistema de rastreamento e um projetor que fazem a bola mover-ser para qualquer direção ou simplesmente, ficar parada em pleno ar. As aplicações para a tecnologia, ainda um tanto abstratas, podem incluir o desenvolvimento de novos games e modelagem de objetos em 3D.

Enhanced by Zemanta

Mirage Table – manipulando o virtual

Mirage Table é um projeto da Microsoft Research que utiliza telepresença holográfica nas interações vislumbrando o que será o Kinect mais aavançado. A Mirage Table foi apresentada na conferência Computer-Human Interaction 2012 e nos mostra uma visualização de um futuro possível: duas pessoas interagindo com objetos virtuais em uma mesa, como se estivessem sentados frente a frente. As interações podem também ser feitas individualmente. Projetores 3D montados no teto exibem as imagens em uma superfície curva enquanto um Kinect em cada extremidade da conexão capta a imagem da pessoa e acompanha o seu olhar para garantir a melhor perspectiva de visualização. O uso de óculos 3D melhora a a experiência, sem bem que ainda tem um bom caminho pela frente.

Enhanced by Zemanta

Touché – tudo vira interface

Colaboração de Alexandre Shima


Touché é uma nova tecnologia para interfaces tácteis desenvolvida pela Disney Research que detecta gestos e o toque em praticamente qualquer superfície, inclusive a água. Touché funciona através da detecção de sinais capacitivos de toda gama de frequências. Os sistemas típicos são capazes de captar apenas um único sinal de frequência. Essa capacidade de reconhecimento permite reconhecer exatamente como nós interagimos com um objeto ou superfície, não se limitando a diferenças de tipos de superfície. Isso pode incluir a incorporação de diferentes tipos comandos conforme é feito o toque, quando utilizados em pinças ou ganchos, por exemplo.

Enhanced by Zemanta

Tobii Gaze – controle o computador com os olhos

Tobii Gaze é uma tecnologia desenvolvida pela empresa especialista em eye-tracking Tobii que permite navegar computadores, notebooks e tablets simplesmente olhando para eles. A interação direta, simplesmente usando os olhos, melhora a experiência, velocidade e a intuitividade no uso de interfaces para computadores. Um sistema para a interface Metro style do Windows 8 já foi testado pela Tobii. O sistema combina o rastreamentop dos olhos com o touchpad. Desta forma combinamos a navegação com os olhos e fazemos ajustes finos usando e ativando outros comandos usando o trackpad. A empresa deposita grandes esperanças na utilização de sua tecnologia pela Microsoft.

Enhanced by Zemanta

Matterport – scanner captura ambientes em 3D

Matterport é um dispositivo móvel que utiliza o Kinect para criar maquetes virtuais em 3D instantâneas, simplesmente escaneando o ambiente ao redor. Segundos após apontarmos a câmera ao redor do ambiente, já podemos navegar na réplica em 3D em nosso notebook. O Kinect cria milhões de imagens indivduais quando escaneamos o quarto. Em seguida o software renderiza, ou mescla, as imagens em tempo real e cria a imagem em 3D que pode ser rotacionada, inclinada e até anotada. O último protótipo de Matterport está usando uma câmera diferente do Kinect. Uma ferramenta interessantíssima para aqueles que mexem com ambientes como arquitetos, engenheiros e quem trabalha com efeitos especiais. O produto, ainda beta, começará a ser distribuído em maio.

Enhanced by Zemanta

TheReplicator – impressora 3D que faz quase tudo

The Replicator é uma nova geração de impressora 3D desenvolvida pela MakerBot, uma empresa starup do Brooklyn que foi a vencedora de “melhor tecnologia emergente” da CES 2012. A primeira boa impressão é o fato da The Replicator ter capacidade de imprimir grandes objetos. Seu volume de impressão chega aos 23x15x15 centímetros. A impressora trabalha com dois tipos de cabeçotes. Um para objetos com apenas duas cores e outro para impressões que envolvam uma maior complexidade de materiais e cores. Uma interface externa na própria impressora, que contém os comandos de operação da máquina. Segundo o fabricante, o equipamento é muito simples de ser usado e que a The Replicator pode fazer praticamente qualquer coisa. As impressões podem durar de 20 minutos até 10 horas e é necessário o uso de um plástico especial, também vendido pela companhia. Pode-se encomendar a impressora  no site da MakerBot por US$ 1749. Para ver um slideshow de objetos impressos pela The Replicator.

Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta

Adobe Shadow – sua página legal em qualquer móvel

Adobe ShAdobe Shadowadow é uma ferramenta gratuita da Adobe Labs recentemente lançada na SXSW Interactive. O objetivo é facilitar a vida de desenvolvedores front-end e designers, permitindo uma inspeção e preview de suas páginas em uma grande maioria de tipos de telas de dispositivos móveis e diferentes sistemas operacionais. Desta forma ganha-se um tempo valioso de desenvolvimento porque acelera a detecção de erros de visualização. A Adobe promete que Shadow será atualizado regularmente para ficar a frente dos padrões web, atualizações de navegadores e suporte para novos dispositivos móveis que entrem no mercado. Para baixar as versões gratuitamente, siga os links Download Shadow for Windows, Download Shadow for MacDownload the Shadow client for Android, Download the Shadow client for iOS.

Assista ao vídeo de demonstração do Shadow na Adobe TV.

Enhanced by Zemanta

Retina Display – se adaptando ao entorno

Patently Apple publicou recentemente em seu blog uma patente para telas móveis que usem sensores embutidos em aparelhos como o iPad e o iPhone para identificar e entender o mundo ao seu redor. Isso significa que a Apple está trabalhando em telas que podem reagir às coisas que estão em seu redor para melhorar dinamicamente a experiência de visualização, o chamado Retina Display. O post sugere que as propriedades físicas e de luz do ambiente do usuário podem ser usadas para que a tela fique mais interessante e visualmente mais chamativa. Desta forma os aparelhos poderiam monitorar fatores como a luz ambiente e também a posição dos olhos do usuário para gerar sombras dinâmicas na tela. Essas sombras poderiam ser usadas tanto para deixar a tela mais límpida como também criar um foco de luz no que o usuário estiver olhando — ou até mesmo adicionar perspectiva às imagens.

Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta

JWT – as 100 tendências para 2012

Mais uma vez o blog JWT Intelligence da agência de publicidade J Walter Thompson, publicou as tendências para o ano de 2012. No ano passado publicamos em nosso blog tais tendências para 2011 e podemos constatar que, no caso do Neymar, eles acertaram. Para 2012 destaque para os aplicativos de rconhecimento facial, maiores impostos, “Made in China” entre outros. É uma compilação abrangente e reflete aspectos de economia, tecnologia, meio ambiente e desenvolvimento social. A lista também inclui acontecimentos marcantes como os 50 anos dos Rolling Stones. Para nós brasileiros, sai Neymar e entra a belíssima modelo brasileira Nadine Ponce, no slide 50.

JWT: 100 Things to Watch in 2012

View more presentations from JWTIntelligence

Artigo Relacionado

Enhanced by Zemanta

zSpace – a experiência holográfica virtual total

Colaboração de Tony Antunes

zSpace é um revolucionário e altamente realista ambiente interativo 3D que demorou mais de cinco anos para ser desenvolvido pela Infinite Z. zSpace é na realidade o primeiro display holográfico virtual e interativo para o desenvolvimento de trabalhos de design. O visualizador zSpace combina um display holográfico com uma caneta a laser e óculos de rastreamento. zSpace, lançado na Autodesk University, oferece uma maneira impressionante e realista de trabalhar com 3D e deverá ter um custo de aproximadamente 6 mil dólares. Confira algumas aplicações.

 

ChaLearn – Kinect com apenas um gesto

ChaLearn ou Machine Learn é uma ciência para o desenvolvimento de softwares e hardwares capazes de aprender tarefas através de exemplos. Patrocinado pela Kagle, Cha learn desenvolve uma série de concursos e desafios para pesquisadores desenvolverem tais habilidades. Alguns exemplos desses desafios são leitura automática da caligrafia, diagnóstico médico assistido, classificação automática de texto e previsões financeiras. Chama a atenção o ChaLearn Gesture Challenge, desafio para fazer com que o Kinect reaja identificando apenas um movimento. Como o ser humano é capaz de identificar ações com apenas um gesto, o desafio lançado, com prêmio de 10 mil dólares patrocinado pela Microsoft, é o de fazer o reconhecimento instantâneo de gestos pelo Kinect. Se a Microsoft gostar da solução ela poderá licenciá-la com o pagamento de 100 mil dólares. Para aquele que tiverem a ambição de mudar o curso da interação humano-computador, o período de desenvolvimento da solução começa agora e vai embora 6 de abril de 2012. No vídeo abaixo já podemos assistir a alguma tentativa.

Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta

Samsung – tablet dobrável e transparente

A Divisão de Dispositivo Móveis da Samsung postou um vídeo mostrando um artefato conceitual que parece um híbrido de tablet com smartphone. Esse device conceitual tem transparência e pode ser enrolado como um jornal ou expandido para diferentes tarefas. No vídeo abaixo podemos ver o conceito da Samsung para a tecnologia flexível AMOLED ser  utilizada como e-reader, câmera, vídeo, chat, interprete e 3D em um sistema de realidade aumentada. Embora o conceito para a tecnologia AMOLED da Samsung esteja longe de ser alcançado, existem outros produtos entortáveis que poderiam chegar ao mercado num futuro próximo. Em maio a Samsung mostrou uma tela OLED dobrável e em outubro a Nokia mostrou seu conceitual Kinect.

Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta
PHP Warning: Missing argument 2 for wp_widget() in \\fs-educ\site\corporativo\conexaote.portaluniversitario.com.br\web\wp-includes\widgets.php on line 76