Arquivo para ‘tecnologia educacional’ Categoria

Blog-TE – 5 anos, cara nova e agora sem senha

Nosso Blog-TE completou 5 anos de existência. Neste período foram publicados mais de 1 200 posts com dicas, links e referências de inovações em diversos assuntos, como tecnologia educacional, desenvolvimento, design, marketing, redes sociais, entre outros. Para comemorar o aniversário, mudamos o visual do Blog-TE para uma tema mais moderno,  eliminamos a necessidade de ter que se logar para acessar o blog e mudamos a URL para http://blogte.educacional.net. A restrição de visualização é agora feita através do endereço IP e não mais por login e senha. Com isso, o acesso às informações e dicas do blog ficam bem mais fáceis. Esperamos que essas melhorias permitam uma maior participação do pessoal da Tecnologia Educacional com sugestões de pautas, comentários e participações.

Conectando aplicativos e educação – infográfico

O infográfico da Online Colleges nos mostra a integração de smartphones e tablets nas salas de aula e como os educadores e estudantes estão procurando novas maneiras de aplicá-los ao processo de aprendizagem. Aplicativos para esses dispositivos podem ajudar a automatizar processos de sala de aula atual ou apresentar novas formas de aprender, que anteriormente não haviam sido exploradas. Já existem blogs e sites específicos para filtrar e recomendar aplicativos por temas e faixa etárias, além de bibliotecas bastantes vastas na Apple e Google.

Enhanced by Zemanta

Geekie – aprendizado adaptado às necessidades

Geekie é a primeira plataforma adaptativa de aprendizagem do Brasil que personaliza o ensino de acordo com as características individuais de cada aluno. A Geekie entende que o modelo atual de ensino ainda não usufrui das possibilidades apresentadas pela tecnologia, principalmente na personalização. A plataforma é capaz de identificar características intrínsecas a cada aluno a partir de suas interações com cada elemento do site. Com a informação colhida, a experiência é adaptada de acordo com o perfil e o objetivo de cada usuário. Dentro da plataforma Geekie, cada aluno tem uma experiência única: a apresentação do conteúdo, os exercícios, as revisões, e outros elementos são moldados para que cada um consiga desenvolver o máximo do seu potencial.

 

Boundless – o futuro do livro texto é gratuito

Boundless é a maneira mais fácil e gratuita de acessar conteúdos de livros textos na internet. Boundless reúne e organiza textos de conteúdos abertos educacionais como Creative Commons, wikibooks, Connections, etc. e os disponibiliza no formato de um livro digital muito fácil de ser usado. Sua interface é amigável com tablets e notebooks, tornando-o bastante útil para professores e alunos. Seu mecanismo de busca é muito bom e os conteúdos digitais gerados pelo sistema é baseado nos seus cursos. Pode-se fazer anotações no conteúdo e gravar notas. Outra característica muito interessante, porém paga, é o Smart Notes Premium que resume o conteúdo, fazendo uma sinopse fácil de ser estudada nas revisões da matéria. É como montar uma lista de favoritos personalizada para cada tópico ou disciplina. Boundless mostra os últimos conteúdos percorridos e os roteiros montados não tem data de validade.

Lore – a educação cada vez mais social

Lore, em 2011 denominada CourseKit, é mais uma rede social educacional. Com o objetivo claro de mudar a maneira com que professores e alunos se comunicam, Lore pretende ser um mix de Edmodo, Blackboard, Facebook, Twitter e Google+. Lore é um site centrado no professor para se construir algo em torno de determinado curso, ou seja, um AVA. Os professores convidam seus alunos para juntarem-se aos seus cursos e estes interagem com os materiais postados, atividades, perguntas, fórums, avaliações, etc. Novos recursos incluem livros online, um canal para os alunos fazerem perguntas, páginas de perfil com informações dos interesses e realizações dos colegas. Lore já funciona em mais de 600 estabelecimentos de ensino superior nos EUA.

Enhanced by Zemanta

O uso de tecnologia pelas crianças – infográfico

Este infográfico publicado no blog da agência de publicidade mdg Advertising nos mostra como a tecnologia vem, cada vez mais, sendo utilizada pelas crianças norte americanas. Os seres humanos vem se familiarizando com tecnologia e dispositivos digitais cada vez mais cedo. Mais da metade das crianças com idade entre cinco e oito anos já utilizaram tablets para jogar ou aprender. O iPad vem se tornando um ícone na educação dos norte americanos. Mais de 1,5 milhão estão em uso por estudantes e escolas. Atualmente existem mais de 20 mil aplicativos voltados para a educação e 80% dos aplicativos de aprendizado são voltados para o público infantil. A pesquisa inclui informações coletadas pela CNN, Wall Steet Journal, Market Watch, entre outros.

Enhanced by Zemanta

Knowmia – aulas em vídeos diferenciadas

Knowmia é uma coleção de vídeos educacionais onde os professores podem subir suas aulas, bem no estilo “crowdsourced”. Sabemos da vasta opção de sites oferecendo aulas e lições em vídeo e, a própria Knowmia, já possui mais de 7 mil vídeos abordando todas as disciplinas, assuntos e públicos. As diferenças começam com o sistema de catalogar palavras-chaves pelo autor do vídeo que tormam a busca bem mais eficiente. A qualidade do conteúdo também é monitorada para garantir aulas interessantes, além de não haver publicidade, como acontece com o Youtube for Schools. Knowmia pretende também agregar valor à sua biblioteca com a criação de mini cursos, tendo professores recomendados a frente de determinados assuntos, bem como adicionar avaliações. Knowmia possui aplicativo para o iPad que permite a publicação e a visualização dos vídeos.

Enhanced by Zemanta

EdSurge – o melhor em tecnologia educacional

EdSurge é um site que tem como objetivo a criação de uma comunidade de pessoas dedicadas às inovações na educação, e de como acelerar a adoção dessas novidades nas escolas. Esse boom de tecnologia educacional coberto por EdSurge, tem por trás como investidores o jornal Washigton Post e o NewSchools Venture Fund. EdSurge publica resenhas e análises detalhadas de produtos voltados para o mercado de tecnologia educacional com filtros para público, características, plataformas, níveis de ensino, etc. Publica também notícias contextualizadas e artigos sobre diversos temas que abordam, desde a tecnologia até pedagogia e novos formas de educar. Outra área do site bastante interessante é a publicação de tópicos sobre educação que se relacionam entre si.

Enhanced by Zemanta

Os componentes da sala de aula do século 21 – infográfico

Esse infográfico da australiana Open Colleges, baseado em inúmeras pesquisas realizadas nos Estados Unidos, nos dão uma visão da evolução dos usos da sala de aula do século 21. Alguns dados são bem interessantes como o fato de 91% dos professores usarem computadores na sala de aula mas apenas 20% acharem que possuem um nível aceitável de tecnologia na  sala. A maioria dos estabelecimentos de ensino dizem que a grande prioridade é dar um upgrade no sistema de rede sem fio.

Enhanced by Zemanta

LiveText – acompanhamento e progresso

LiveText é uma aplicativo web based projetado para auxiliar no desenvolvimento de eportfólios, avaliações de cursos e projetos individuais. Permite que professores e alunos trabalhem colaborativamente na sala de aula e avaliem o progresso dos estudantes em reuniões. É um software de eportfolio, avaliações, monitoramento incrementado com ferramentas de comunicação. LiveText pode ser integrado em outras plataformas como o Moodle, Blackboard, Turnitin entre outras e é utilizado por mais de 500 instituições nos EUA e outros países. Possui versões para tablets e smartphones. LiveText foi o vencedor do 2012/2013 Readers’ Choice Awards.

Enhanced by Zemanta

Molecular Workbench – interatividades científicas

Molecular Workbench é um repositório gratuito de simuladores interativos e lições para Ciências desenvolvido pelo the Concord Consortium. Os simuladores permitem a troca de variáveis para ver o que acontece e possuem o formato de lição permitindo que o aluno faça os exercícios incorporados. São disponibilizados centenas de experimentos de Física, Química, Biologia, Biotecnologia e Nanotecnologia. Muito bem escritos e desenhados, os simuladores explicam os conceitos muito claramente. Os simuladores podem também ser customizados pelo professor para melhor atender as suas necessidades pois possuem código aberto. O educador pode utilizá-lo em sala de aula com telões ou em cursos online e os alunos podem utilizá-los e salvá-los como avaliação.

Enhanced by Zemanta

Aplia – uma solução estimulante

Aplia é uma solução de aprendizado da Cengage Learning projetada para engajar e incrementar os esforços dos estudantes. Aplia inclui avaliações e exercícios online integradas a um livro interativo que os professores podem agendar para seus alunos. Essas avaliações incluem a resolução de problemas, análises, tutoriais e, na disciplina de economia, análises de mercado interativas. As avaliações são automaticamente corrigidas e possuem as explicações detalhadas do assunto. Atualmente Aplia vem sendo utilizado por mais de 1 milhão de estudantes em 1,3 mil instituições de ensino. Aplia aborda as principais disciplinas.

Enhanced by Zemanta

ShowMe – vídeo aulas no iPad

ShowMe é um aplicativo gratuito para iPad que permite a produção de aulas e tutoriais em pequenos vídeos, através de uma interface em branco onde podemos gravar áudios, fazer uploads de imagens e vídeos, desenhar, etc. Essa aulas formam uma comunidade online onde podemos buscar o aprendizado ou ensinar as disciplinas de Matemática, Ciências, Estudos Sociais, Artes e outros. Atualmente ShowMe já acumula mais de 1,5 milhão de lições e já tornou-se líder na educação utilizando o iPad, com 400 mil downloads do aplicativo. ShowMe, como qualquer aplicativo para telão, captura o que o usuário vai desenhando e escrevendo no iPad e vai gravando o áudio simultaneamente. As criações podem então ser armazenadas e compartilhadas.

 

Enhanced by Zemanta

Nuvem de Livros – a nova biblioteca virtual

Nuvem de Livros é uma serviço que disponibiliza na web um acervo de 6,5 mil publicações entre livros, ádiolivros, vídeos e jogos educacionais. Para acessar a biblioteca virtual é necessário fazer assinatura de R$ 1,99 por semana. O primeiro mês é gratuito para cliente Vivo. Nuvem de Livros foi lançada no início do ano e já conta com mais de 800 mil assinantes. As obras armazenadas podem ser visualizadas nas plataformas Apple, Android, Windows 8 e Web, mas o download não é permitido. Há conteúdos para todas as idade. Tem clássicos da literatura Brasileira, domínio público e lançamento, obras infantis e enciclopédias, além de títulos em espanhol e inglês. A interface de leitura é intuitiva e muito fácil de usar.

 

 

Instructure Canvas – LMS com análise do aprendizado

Instructure Canvas, o um sistema de gerenciamento de aprendizado (LMS) desenvolvido pela InstructureCon, divulgou recentemente que sua plataforma agora dispõe de uma ferramenta de análise de aprendizado, no rastro da Blackboard. O sistema ajuda a porfessores identificar falhas no aprendizado de seus alunos. Além disso, muitas outras informações compõem esse sistema de análise através doque é rastreado no gerenciador. Os resultados são compilados em gráficos que podem ser acessados de forma diferente, dependendo do perfil, por alunos, professores, coordenadores e administradores. Confira os tipos de informações e os relatórios gráficos gerados pelo Instructure Canvas. O produto tem uma versão voltada para o ensino fundamental.

Enhanced by Zemanta

BoogieBoard – para quem não gosta do teclado

A BoggieBoard RIP é um tablet recentemente lançado pela Improve Electronics, e faz parte do restante desta família de tablets que tem o objetivo de reduzir o consumo de papel nas escolas. Com a BoggieBoard RIP podemos escrever e desenha sobre uma tela de LCD com a canetinha própria ou até com o próprio dedo e salvar e transferir essa imagem para uma posterior utilização. A tela de LCD possue textura que imita a do papel e possue uma área útil de escrita de 9,5 “ na diagonal, o que a torna bastante útil e versátil. Outro aspecto importante é a duração de sua bateria que chega a durar uma semana. Muito intuitiva, qualquer criança tem a capacidade de usar. A integração com o Evernote e software para emular telão interativo virtual são outras excelentes features. O preço de pouco mais de 120 dólares é outro fator positivo.

Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta

Schoolwires – conectando comunidades

Schoolwires é uma empresa que fornece soluções de comunicação e colaboração baseadas na internet para escolas e comunidades dos ensinos fundamentais. O principal produto é o Centricity2, uma ferramenta para a construção de sites e gerenciamento de conteúdos que atende praticamente todas as necessidades das escolas e distritos. A atualização remota de conteúdos e a criação de comunidades e grupos por quem for autorizado é o grande diferencial. Para os alunos e professores são oferecidas ferramentas de aprendizado e avaliações que mantém os estudantes mais engajados. Outras soluções são o Nimbus, uma plataforma social de aprendizado segura e o Greenleaf, um programa virtual de trocas de informações e experiências visando uma diversidade cultural a nível internacional.

Enhanced by Zemanta

Como a TE será usada no futuro – infográfico

Este infográfico nos mostra como a tecnologia será usada nas sals de aulas nos próximos anos. Deste os atuais iPads até os hologramas do futuro. Os tópicos do infográfico estão categorizados por cores. Muito interessante.

Enhanced by Zemanta

Aplicativos educacionais para iPad já filtrados

Apps in Education é um blog britânico que lista e classifica aplicativos educacionais para o iPad. Muito útil para aqueles educadores que utilizam o iPad como ferramenta na sala de aula e não precisam mais ficar navegando através dos milhares de aplicativos reunidos na iTunesStore no banner educação. Apps in Education separa aplicativos por disciplina, níveis de ensino, faixas etárias, além de fazer uma breve resenha sobre o aplicativo e linkar diretamente com a iTunesStore. Outros posts reúnem os melhores classificados para cada utilização e sugestões de uso. Bem maisx fácil de se encontrar o que se procura com um ganho de tempo precioso.

Enhanced by Zemanta

Twig – vídeos feitos por professores para professores

Twig é uma produtora de vídeos escocesa que reúne uma biblioteca com mais de 600 vídeos educacionais que estão transformando a aprendizagem de Ciências, Matemática, Biologia, Química e Física. Os vídeos são produzidos por uma equipe que pesquisa a maneira como os jovens aprendem através de estímulos visuais, analisa vídeos de grandes produtoras como a BBC, NASA e NBC e faz uma autoria com especialistas. O resultado são vídeos de 3 minutos de duração com uma qualidade fantástica e que atendem aos currículos das escolas. Twig monitora como os vídeos são utilizados por pais, professores e alunos e constantemente faz melhorias em função do uso. Os vídeos podem seguir uma rota sequencial lógica de aprendizado no formato de mapas mentais ou serem utilizados individualmente. O blog de Twig é muito interessante e trás uma série de ideias e dicas na utilização dos vídeos. Twig Science foi vencedor da Bett Awards 2012 na categoria Secondary Digital Content, entre outros prêmios. Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta
PHP Warning: Missing argument 2 for wp_widget() in \\fs-educ\site\corporativo\conexaote.portaluniversitario.com.br\web\wp-includes\widgets.php on line 76