Arquivo para ‘web 2.0’ Categoria

Tackk – publicações descartáveis

Tackk é uma startup que pemite a criação de publicações atraentes, simples e rápidas na internet, bem ao estilo daqueles quadros murais que encontramos em determinados estabelecimentos comerciais, anunciando de tudo. Não é necessário baixar nenhum aplicativo. Basta acessar a página de Tackk e organizar aquilo que queremos divulgar da forma que melhor nos convier. A interface possui todas as ferramentas necessárias para a publicação e é muito fácil de usar. Existem modelos e templates prontos que podemos usar ou criar nosso próprio modelo. Podemos incluir em nossos anúncios imagens, texto, vídeos, áudio, mapas, links, entre outros. Depois de publicado, basta compartilhar o link da publicação onde bem entender. O serviço é beta.

Branch – um novo conceito para fórums

Branch é uma nova maneira de conversar online. Também idealizada pelos fundadores do Twitter mencionado no post anterior, acredita-se que essas duas novas ferramentas venham a se integrar no futuro, mudando a maneira de publicar, colaborar e compartilhar mídias. Tal qual o Medium, Branch ainda não está totalmente disponível para o público. É necessário ser convidado. Branch é basicamente um fórum de discussões onde alguém posta algum tópico e outros fazem seus comentários a respeito do assunto tratado. Inicia-se uma discussão sobre determinado assunto e adiciona-se outras pessoas para o debate via e-mail ou Twitter. Desta forma a discussão é fechada e tem controle sobre o grupo fechado. Se depois resolver tornar o resultado público, publica-se onde bem entender, como num blog WordPress, por exemplo. Confira a estrutura de um branch.

 

Enhanced by Zemanta

DIY – coleções digitais dos projetos da criançada

DIY (do it yourself) é uma ferramenta online que permite que as crianças criem coleções de imagens feitas de seus projetos e possam compartilhá-los com segurança. A conta da criança está linkada ao e-mail do responsável. Este tem acesso a um painel onde podem ser visualizadas todas as ações e postagens da criança. Para proteger a privacidade da criança, é escolhido um avatar para representá-la. A esse avatar é atribuído um nome fictício para que outros parentes ou amigos possam identificá-la para acessar seu portfólio. Em uma próxima etapa, DIY pretende incluir uma ferramenta para a produção de vídeos para as criações da garotada. Um aplicativo iOS para dispositivos móveis torna a ferramenta ainda mais interessante. Para incentivar a participação, são distribuídos sticker (adesivos) conforme a produção da criança.

Enhanced by Zemanta

Zootool – bookmark útil e divertido

Zootool é um serviço de bookmarking visual gratuito, divertido e fácil de usar. Zootool permite marcar, organizar e compartilhar seus links favoritos da web, imagens, vídeos e documentos de maneira muito fácil. Basta instalar a extensão para o navegador e começar a bookmarking. Organizamos nossos bookmarks em prateleiras e adicionamos palavras chaves para facilitar a organização e a busca posterior. Os bookmarks aparecem todos visualmente, parecendo a página do Pinterest. O compartilhamento pode ser feito usando as já tradicioonais redes sociais ou via e-mail. Podemos inclusive importar bookmarks do Delicious, Pinboard e muitos outros serviços atrelados ao browser. Aplicativos para iOS e Android também estão disponíveis. Ótima ferramenta para educadores e estudantes usarem e compartilharem suas pesquisas online.

Enhanced by Zemanta

BagTheWeb – organiza e agrega seus conteúdos

BagTheWeb é um site que propõe um serviço de curadoria e compartilhamento para a internet, classificando links em pacotes. BagTheWeb possui um portal educacional onde professores e alunos podem compartilhar recursos, colher informações para trabalhos, incorporá-los em um site e muito mais. BagTheWeb permite aos usuários criarem redes de pacotes que são linkados e fornecem informações completas sobre determinado tema. Outra característica interessante é seu bookmarklet que é colocado na barra do navegador, facilitando a inclusção de links em seus pacotes. O compartilhamento em outros sites e redes sociais também é muito descomplicado. Existem outros serviços similares como o Scoop.itCurated.by e o Storify, mas nenhum tão simples de usar como o BagTheWeb.

Enhanced by Zemanta

Matygo – mudando a sala de aula

Matygo é um sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS) que combina aulas em vídeo, cursos on-line e outras ferramentas, como video chat, para ajudar as pessoas desenvolver e aprender habilidades em assuntos específicos, como programação, por exemplo. Na semana passada publicamos um infográfico sobe Flipped Classroom. Matygo se propõe a ser a plataforma para esse novo tipo de sala de aula. Para tal se propõe a estabelecer uma ponte entre aqueles que estão optando pela aprendizagem on-line e aqueles que ensinar para uma sala de aula. Atualmente o foco de Matygo são cusrsos técnicos. A startup canadense foi uma das finalista na SXSWedu 2012, realizada em Austin e foi incubada na GrowLab, em Vancouver.

Enhanced by Zemanta

TumbleCloud – trabalhos colaborativos online

TumbleCloud é uma ferramenta colaborativa onde podemos drag and drop qualquer tipo de mídia e criar slides shows interativos. Podemos juntar vídeos, imagens, músicas e outras mídias em uma multimídia interativa e depois disponibilizá-las para serem trabalhadas colaborativamente junto com outras pessoas. TumbleCloud disponibiliza também um editor de vídeos que torna muito fácil converter nossas criações em vídeos para serem compartilhadas em outros locais. Podemos inserir notas, referências, links e muito mais. TumbleCloud é beta e requer ser convidado para poder utilizar a ferramenta. Muito legal para projetos colaborativos ou de contar histórias.

Enhanced by Zemanta

J2Webby – publicar na web ficou fácil para as escolas

J2Webby é uma plataforma educacional gratuita para que as escolas usem sua criatividade e tenham facilidade e flexibilidade na publicação de conteúdos na internet. J2Webby é um CMS que aproveita o que de melhor existe no WordPress porém, retirando algumas funcionalidades complexas e desnecessárias e incluindo outras relativas à segurança. Por ser baseada na web, a plataforma permite atualizações de qualquer lugar que tenha acesso a internet. O resultado é uma plataforma de publicação enxuta feita sob medida para escolas, professores e alunos melhorarem sua comunicação através da internet. Muito fácil de incluir recursos web 2.0J2Webby foi o vencedor do Bett Awards 2012 na categoria ferramentas para ensino e aprendizado.

Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta

Pixton – uma oficina de quadrinhos online

Pixton é um software para a criação e edição de quadrinho online completo. Pixton está disponível em mais de uma dezena de idiomas, inclusive em português. O ambiente de Pixton está dividido em três categorias: entretenimento, trabalhos acadêmicos e profissional. Na versão exclusiva para educação são disponibilizados recursos muito interessantes como a criação de salas de aula, avaliação interativa, atividades baseadas em projetos, adição de vozes aos personagens, criação livre dos layouts dos quadrinhos e a criação de projetos com problemas e soluções. Ainda é possível consultar um banco de projetos classificado por série (do jardim até o ensino superior) e por disciplina. Muito fácil de usar, ainda disponibiliza vídeos tutoriais em português detalhando passo a passo a criação das histórias em quadrinhos. Além de poder compartilhar as criações no site pode-se também participar de concursos e fóruns. O formato de créditos também é bastante interessante. Podemos logar e utilizar por um dia, sugerir para outros e ganhar mais créditos ou simplesmente comprar.

Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta

Haiku – LMS simples e elegante

Haiku é um sistema de gerenciamento de aprendizado web 2.0 baseado na nuvem para escolas, professores e distritos. Haiku facilmente trás as vantagens da internet para a sala de aula de forma simples e intuitiva, dispensando grandes treinamentos. O objetivo principal do Haiku é o de proporcionar aos professores uma maneira fácil e rápida de manterem um web  site para suas salas de aula em menos de 10 minutos, integrando aprendizado online com o da sala de aula (blended learning). Haiku integra-se facilmente com os aplicativos da Google além de ser flexível e com features muito interessantes. As lições online podem ser criadas utilizando artigos, imagens, áudio, vídeo, links, etc., além de gerenciar discussões, avaliações e rastrear desempenhos.

Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta

Geoloqi – localização em seus aplicativos para móvel

Geoloqi e sua API de geolocalização possibilitam a desenvolvedores facilmente integrarem informações georeferenciadas e em tempo real a seus aplicativos para dispositivos móveis. Geoloqi permite combinar localidade, tempo e velocidade de deslocamento de forma imediata, possibilitando uma vasta combinação de aplicações. Você pode pode usar a plataforma Geoloqi para monitorar locais de usuários e enviar mensagens com base na atividade, construir aplicativos de location-aware que funcionam em cima de APIs populares como Foursquare, Twitter e Facebook, e enviar mensagens para os usuários quando eles estão perto de um local em um determinado horário do dia, ou viajando a uma determinada velocidade. Recentemente foi incorporado ao aplicativo Geoloqi para celulares uma camada da Wikipedia. Dessa forma, quando nos deslocamos por determinado lugar com essa camada ativa, o dispositivo móvel nos avisa quando estamos passando perto de algum local em que exista alguma referência na Wikipedia. Outros layers interessantes são o de aviso de terremotos e o de anotações pessoais para avisar alguma coisa em determinado local.

Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta

Civicboom – colaboração na criação de conteúdos

Civicboom é uma plataforma e uma API que permite a instituições organizar e conectar os usuários e as plataformas de criação de conteúdo para gerar notícias interessantes, com ferramentas modernas de comunicação. Civicboom permite também procurar e localizar o conteúdo que é relevante para você e seus interesses. Através do aplicativo para smartphones ou do browser, um usuário que buscar uma determinada informação pode solicitar este conteúdo ou colaborar com conteúdo próprio, uma vez que a plataforma pode lhe responder com a notícia pertinente ou revisar o conteúdo que foi criado pelo usuário. Um plugin deve ser instalado no site. A audiência participa e colabora no processo de criação e quem coleta, fica com um melhor conhecimento de quem e o que respondem.

Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta

Chime-in – conectando-se em torno de interesses comuns

Chime.in é uma interessante rede social onde as pessoas publicam, compartilham, conectam-se com outros e constroem páginas de comunidades sobre seus assuntos preferidos. Até aí, nenhuma novidade. Existe um sem número de redes que fazem isso. Mas Chime.in pretende devolver aos usuários metade do que receber com os anúncios publicados nos perfis. Usuários que efetivarem anúncios por eles mesmos, negociando diretamente com as empresas, levam 100%. A nova rede, tem como um de seus objetivos, disseminar conteúdo de qualidade, uma vez que todas as contribuições recebidas, no caso, textos com espaço para até 2 mil caracteres, vídeos, fotos e links, valerão dinheiro para quem posta. Os chimes, ou posts, podem ser separados, pelos mais recentes, mais curtidos, mais compartilhados ou mais comentados. Chimes também podem ser dividos pelos mais populares e podem ser guardados de forma privada para serem lidos depois.

Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta

Searcheeze – pesquisa colaborativa

Searcheeze é um serviço beta relativamente novo e permite fazer bookmarks da web colaborativamente. Em Searcheeze podemos guardar textos, fotos, áudios e vídeos da web em nossa conta pessoal, tal qual fazem o Evernote e outros. Porém Searcheeze tem uma pretensão de ser mais social. Podemos, por exemplo, criar um determinado tópico em nossa conta e compartilhar com outros para que esses colaborem com esse assunto. Um grupo de alunos pode pesquisar na web sobre um determinado assunto e incluir os resultados de suas buscas em um mesmo grupo de Searcheeze. Os resultados podem ser públicos ou privados, pode-se incluir textos próprios com opiniões e conclusões e podem ser comentados. Funciona como um plugin no navegador. Clicando nele abre uma barra lateral para onde arrastamos nossos texto, imagens ou vídeos. Muito fácil de usar.

Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta

Iversity – a revolução digital no campus

Iversity é uma rede de colaboração acadêmica baseada em Berlim na qual a Comunidade Européia já investiu mais de 1,6 milhões de euros. No final do período beta, Iversity já tinha mais de 11 mil usuários cadastrados. O objetivo principal da rede é o de dotar o mundo acadêmico europeu com uma ferramenta digital moderna e eficaz. Em Iversity podemos buscar cursos acadêmicos, adicionar grupos, contatos e divulgar trabalhos e cursos. Iversity oferece um um calendário de atividades para podermos organizar tudo o que vamos encontrando na rede como conferências e seminários, por exemplo. Professores dispõem de um espaço para organizar seus cursos, projetos de pesquisa e conferências e os estudantes são providos de ferramentas de interação e colaboração.

Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta

Oddizzi – o planeta ganha vida

Oddizzi é um site multimídia para crianças do ensino fundamental. Oddizzi disponibiliza informações de cultura e geografia de diversas regiões do mundo através de conteúdos, imagens, vídeos, jogos e um interessante correio virtual onde os estudantes podem se comunicar com estudantes de outras regiões do mundo através de cartões postais. Essa ferramenta possibilita uma série de atividades conectando estudantes de todo o mundo. Oddizzi oferece também mais de 500 páginas de conteúdos  e mapas interativos, idéias de estudos e atividades para os professores e suporte pedagógico. O serviço é pago mas o conteúdo disponibilizado gratuitamente já é o suficiente para se ter uma idéia das potencialidades de Oddizzi

Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta

Scribd – mais visibilidade para seus documentos

Colaboração de Marcio Sartor

Scribd é uma plataforma de compartilhamento de documentos como livros eletrônicos, trabalhos de pesquisa, páginas da web e  apresentações de slides. Suporta os mais diversos formatos como PDF, PPT, RTF, XLS, ODF, ODG além de arquivos do Word e texto simples. Scribd permite um conjunto diversificado de opções de gestão dos documentos partilhados como tipo de visibilidade, conversão de formatos, comentários dos visitantes, licença de (re)utilização, etc. Scribd também fornece um conjunto de estatísticas sobre os acessos (nº de visitas, acesso perfil dos visitantes) aos documentos que podem ser utilizados como elementos de gestão pelo depositário dos respectivos documentos, e fornece um sistema para construção de redes sociais baseado no conceito de seguir e ser seguido. A conexão do scribd a plataformas sociais como o twitter, facebook, bebo, delicious, wordpress, e dispositivos móveis, aumenta a capacidade de interação e, consequentemente, a visibilidade dos documentos. Scribd é atualmente a maior plataforma social do mundo para leitura e publicação.

Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta

Moglue – seus e-books no iTunes

Moglue é uma plataforma sul coreana que permite a editores, autores e artistas publicarem seus e-books interativos que podem ser compartilhados em artefatos touchscreen tanto para iOS como para Android. As histórias interativas publicadas como aplicativos nas lojas da Apple ou Android, podem ser baixadas e visualizadas. Pode-se também fazer uploads de suas próprias criações e compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Embora a maioria dos contos disponíveis em Moglue atualmente sejam infantis, nada impede que sejam criadas e publicadas historias para todas as idades, como por exemplo para escrever guias de viagem ou de cozinha. Todo o conteúdo publicado em Moglue irá direto para compartilhamento no iTunes e no Android Market. Moglue está disponível em sua página web para Windows, Mac, iPhone, iPad y Android. O Builder, ainda beta, necessita de convite para ser usado.


Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta

Sophia – ensinando e aprendendo na rede


Sophia é uma plataforma social gratuita que oferece conteúdos acadêmicos tanto para ensinar como para aprender, em qualquer lugar. Sophia vem sido descrito como um mashup do Facebook, Wikipedia e Youtube focada exclusivamente em educação. Permite também a educadores criarem ambientes de aprendizado suplementares personalizados, públicos ou privados, utilizando as ferramentas do Sophia. Sophia usa métodos e ferramentas Web 2.0 onde as informações são organizadas em “pacotes de aprendizagem” que são tutoriais no tamanho certo para determinados assuntos acadêmicos. Os packets são classificados e avaliados por outros educadores da comunidade e podem ser organizados em coleções e compartilhados. As mídias desses pacotes podem ser  textos, imagens, vídeos, áudios, apresentações e outras. Os educadores podem usar esses pacotes para suplementar a instrução e criar ambientes somente para convidados, onde os membros podem compartilhar conteúdo e idéias, fazer perguntas e obter respostas dentro de sua comunidade própria aprendizagem. Sophia conecta pessoas que querem aprender com aquelas dispostas a ensinar.

Enhanced by Zemanta

Gimme Bar – o bookmark reinventado

Gimme Bar é uma ferramenta social in-browser que permite guardar todo o conteúdo que gostamos na internet simplesmente arrastando para uma barra em baixo do navegador. Podemos arquivar imagens, textos, vídeos ou páginas web inteiras. Aquilo que vamos guardando pode ser classificado e mostrado em forma de revista, com a garantia de que não depende da fonte de onde obtivemos o material, já que se trata de uma cópia do mesmo. Podemos enviá-lo para o Dropbox ou compartilhar com outras pessoas, sendo ideal para trabalhos em grupo. Além disso podemos organizar bibliotecas por temas e seguir coleções organizadas por outros, através do Twitter. Gimme Bar não difere muito do que fazem o Delicious ou o Evernote porém, a sua simplicidade o torna realmente inovador.


Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta
PHP Warning: Missing argument 2 for wp_widget() in \\fs-educ\site\corporativo\conexaote.portaluniversitario.com.br\web\wp-includes\widgets.php on line 76