Arquivo para ‘celular’ Categoria

Conectando aplicativos e educação – infográfico

O infográfico da Online Colleges nos mostra a integração de smartphones e tablets nas salas de aula e como os educadores e estudantes estão procurando novas maneiras de aplicá-los ao processo de aprendizagem. Aplicativos para esses dispositivos podem ajudar a automatizar processos de sala de aula atual ou apresentar novas formas de aprender, que anteriormente não haviam sido exploradas. Já existem blogs e sites específicos para filtrar e recomendar aplicativos por temas e faixa etárias, além de bibliotecas bastantes vastas na Apple e Google.

Enhanced by Zemanta

O uso de tecnologia pelas crianças – infográfico

Este infográfico publicado no blog da agência de publicidade mdg Advertising nos mostra como a tecnologia vem, cada vez mais, sendo utilizada pelas crianças norte americanas. Os seres humanos vem se familiarizando com tecnologia e dispositivos digitais cada vez mais cedo. Mais da metade das crianças com idade entre cinco e oito anos já utilizaram tablets para jogar ou aprender. O iPad vem se tornando um ícone na educação dos norte americanos. Mais de 1,5 milhão estão em uso por estudantes e escolas. Atualmente existem mais de 20 mil aplicativos voltados para a educação e 80% dos aplicativos de aprendizado são voltados para o público infantil. A pesquisa inclui informações coletadas pela CNN, Wall Steet Journal, Market Watch, entre outros.

Enhanced by Zemanta

Construct2 – crie games sem se esforçar

Construct 2 da Scirra é um programa gratuito para a criação de games bastante simples e, ao mesmo tempo completo. Construct 2 possui um sistema baseado em eventos onde é feita uma verificação de comportamento do programa sem a necessidade de codificação. Apesar de ser de uso fácil para principiantes, o programa tem diversos recursos para usuários avançados, como a inserção de outros tipos de códigos. Utilizando HTML5, Construct 2 pode criar jogos para qualquer tipo de plataforma como to  iOS, Android, Windows 8, Facebook, Chrome Web Store, internet, Windows desktop apps e Arcade. Permite a instalação de dezenas de plugins para acabamentos gráficos e desenvolvimento. O programa foi desenvolvido por voluntários e não tem intenções comerciais. Somente os plugins são pagos. Possui farta documentação e fórums na web além de muitos tutoriais em vídeo no Youtube.

Enhanced by Zemanta

Grid – planilha repensada para tablets

Grid é uma aplicativo da Binary Thumb para iPad e iPhone que modifica a maneira de apresentarmos planilhas para além de números. O aplicativo ainda é beta e é necessário convite para ser baixada. Grid cria spreadsheets interativos para organizarmos qualquer assunto como viagens, trabalhos, obras, festas, etc. A planilha aceita a inclusão de imagens, vídeos, localizações, contatos, áudios. A planilha criada em Grid pode ser compartilhada para se trabalhar colaborativamente com outras pessoas. Outra novidade é The Maestro, um sistema de input que dispensa a navegação em menus para achar aquilo que procuramos. Basta deslizarmos o dedo – swipe – para a esquerda para incluirmos coisas e para a direita para fazermos modificações de visualização, etc. Os vídeos abaixo mostram melhor como funciona.

 

Enhanced by Zemanta

 

A Spreadsheet App For iPads That Makes Number-Crunching A Treat

ShowMe – vídeo aulas no iPad

ShowMe é um aplicativo gratuito para iPad que permite a produção de aulas e tutoriais em pequenos vídeos, através de uma interface em branco onde podemos gravar áudios, fazer uploads de imagens e vídeos, desenhar, etc. Essa aulas formam uma comunidade online onde podemos buscar o aprendizado ou ensinar as disciplinas de Matemática, Ciências, Estudos Sociais, Artes e outros. Atualmente ShowMe já acumula mais de 1,5 milhão de lições e já tornou-se líder na educação utilizando o iPad, com 400 mil downloads do aplicativo. ShowMe, como qualquer aplicativo para telão, captura o que o usuário vai desenhando e escrevendo no iPad e vai gravando o áudio simultaneamente. As criações podem então ser armazenadas e compartilhadas.

 

Enhanced by Zemanta

Mendeley – mudando a maneira de fazer pesquisas

Mendeley é um gerenciador de referências combinado com uma rede social para catalogar e compartilhar pesquisas e artigos científicos. Mendeley funciona online, no smartphone ou ainda pode-se baixar uma versão desktop para que pesquisadores construam suas bibliotecas pessoais de pesquisas. Os usuários podem indexar e classificar os seus documentos, gerar citações e bibliografias, descobrir pessoas com interesses semelhantes de investigação e formação de grupos online para ajudar a manter-se atualizado sobre o que seus colegas estão lendo. Atualmente o acervo de Mendeley é de mais de 225 milhões de documentos. Através de crowdsourcing dos metadados é utilizada uma filtragem colaborativa para se descobrir as preferências e interesses dos usuários. Dessa forma, pesquisas são automaticamente rrfecomendadas aos pesquisadores conforme seus interesses, garantindo um acesso mais amplo à literatura acadêmica. O espaço ofertado gratuitamente é de 1 GB.

Enhanced by Zemanta

SparkBridge – aplicativo móvel cooperativo

SparkBrige é uma plataforma para a edição de aplicativos móveis que agrega ambientes de aprendizagem informais, visitantes e autores de conteúdo. SparlkBridge está focado na criação de de novas maneiras de se utilizar a tecnologia como ferramenta inspiradora de exploração e novas descobertas. SparkBridge foi fundada pelo pessoal do Vancouver Aquarium e Fable Vision Studios e desenvolveram um aplicativo de exploração do aquário chamado Snappz. Snapzz é uma espécie de jogo de caça ao tesouro para os visitantes explorarem e descobrirem os atrativos do aquário em seus dispositivos móveis. Essa nova utilização da tecnologia permite novos níveis de interação e o desenvolvimento de aplicativos inovadores que cumprem objetivos estratégicos das instituições.

Enhanced by Zemanta

Iconify – portfólio na web vira app no móvel

Iconify é serviço gerador de portfólios online, tipo Behance, que transforma aquilo que está na web em aplicativos que podem ser baixados para dispositivos móveis. Desta forma seu portfólio online pode ser um site e um aplicativo para móveis que pode ser compartilhado automaticamente em qualquer celular. Iconnify é beta e é necessário ser convidado para testar a ferramenta mas, no demo apresentado no site pode-se ter uma ideia bastante fiel ao que será disponibilizado. Outros aspectos interessantes são o design responsivo e minimalista do portfólio gerado e a ferramenta de análise das visitações. Uma bela maneira de transformar portfólios em ícones.

Enhanced by Zemanta

Aplicativos educacionais para iPad já filtrados

Apps in Education é um blog britânico que lista e classifica aplicativos educacionais para o iPad. Muito útil para aqueles educadores que utilizam o iPad como ferramenta na sala de aula e não precisam mais ficar navegando através dos milhares de aplicativos reunidos na iTunesStore no banner educação. Apps in Education separa aplicativos por disciplina, níveis de ensino, faixas etárias, além de fazer uma breve resenha sobre o aplicativo e linkar diretamente com a iTunesStore. Outros posts reúnem os melhores classificados para cada utilização e sugestões de uso. Bem maisx fácil de se encontrar o que se procura com um ganho de tempo precioso.

Enhanced by Zemanta

ClamBook – o smartphone vira laptop

Colaboração de Roger Finger


ClamBook é uma ideia conceitual da ClamCase para transformar smartphones Android e iPhones em laptops através de um dock. A ClamCase desenvolve docks para colocar teclado no iPad. A ideia do celular não é nova, mas a solução de design encontrada pela ClamCase é ótima. Você coloca o smartphone para carregar e pode ficar vendo filmes em seu laptop ultrafino. Basta conectar o aparelho para expandir o conteúdo na tela 16:9 do ClamBook. Outra ideias semelhantes não vingaram como o PalmFolio e o Webtop da Motorola. A garande vanttagem do ClamBook é ser compatível com Android, que disponibilza seu sistema operacional em diversos modelos de smartphones, além do iPhone. Tem lançamento previsto para dezembro deste ano.

Enhanced by Zemanta

eNotebook – o caderno de anotações do iPad

eNotebook é um aplicativo para iPad para fazer anotações em sala de aula. Sabemos da proliferação desse tipo de aplicativo porém, eNotebook diferencia-se de seus rivais como NotesplusNotability ou GoodReader, pois atende às exigências dos colegiais e dos universitários. O aplicativo permite que façamos anotações em arquivos do Word, PowerPoint e PDF, o que o torna bastante útil. Baixamos um desses arquivos da nuvem e podemos trabalhar neles fazendo anotações, desenhos, comentários e muito mais, e depois o compartilharmos novamente. O aplicativo sempre guarda uma cópia do documento limpa, trabalhando com os modos leitura e edição. Podemos classificar nossos cadernos por disciplina, assunto ou como bem nos convier. A estrutura do aplicativo é muito intuitiva, tornando fácil a inclusão de novas páginas, alternar ferramentas, mudar layout da página, recortar informações e colá-las em outro documento, etc. Ideal para ser usado com uma canetinha para iPad. Nem 5 doletas na appStore.

Enhanced by Zemanta

GoClass – atividades para tablets na sala

GoClass é um aplicativo para iPad gratuito que permite a criação de pequenas tarefas ou atividades e enviá-las aos estudantes em sala de aula. GoClass é uma ferramenta bastante interessante para o professor administrar suas aulas em ambientes que tenham um tablet por aluno. As tarefas podem incluir imagens anotadas, desenhos, textos e vídeos e podem ter tempo de duração pré definido. Os professores podem acompanhar o progresso de seus alunos através do web app em seu computador, em tempo real e gerar estatísticas das tarefas. Novos alunos podem ser facilmente cadastrados e enquetes podem ser rapidamente criadas e distribuídas. Ótime ferramenta para engajar os alunos nas tarefas de sala de aula.

Enhanced by Zemanta

eBean Connect – colaboração de móvel para lousa

eBean Connect é um novo software baseado na web desenvolvido pela Luidia, que desenvolve tecnologias eBean para lousas interativas. eBean Connect permite a interação entre alunos e professores utilizando qualquer artefato que acesse a internet como tablets, smartphones e notebooks. eBean Connect permite a colaboração navegador-navegador e navegador-lousa interativa onde, qualquer número de professores e estudantes, podem iniciar ou se juntar a sessões para criar, capturar e compartilhar em tempo real. As produções ficam nanuvem. eBean Connect é o primeiro produto de uma série que irão compor o projeto beta eBeanLabs. A missão do programa é dar acesso antecipado de produtos ainda não distribuídos, para que professores e alunos forneçam feedback a equipe de desenvolvedores. Já existe um aplicativo para iPhone, o SnapCam, que envia as fotos tiradas com o iPhone para o eBean Connect.

Enhanced by Zemanta

Audioboo – compartilhe sua voz com o mundo

Audioboo é um aplicativo para Android e iOS que permite a gravação e o compartilhamento de áudios de voz. Audioboo foi desenvolvido no Reino Unido  pela BestBefore e lançado pelo Channel4. A versão gratuita permite a gravação de áudios de até 3 minutos e são postados em sua própria conta na web. Pode-se adicinar títulos, tags, descrição, informações de geolocalização e uma imagem. O áudio pode ser compartilhado com seus seguidores no site da Audioboo ou via rede social. Pode-se também ouvir por favoritos, mais ouvidos, populares, recentes, etc. O legal é fazer um canal onde pode-se compartilhar apenas com determinado grupo. Para as escolas é uma ótima maneira de distribuir coisas em áudio.

Enhanced by Zemanta

Three Ring – o futuro da sala de aula digital

Three Ring é um aplicativo para smartphones e tablets que permite digitalizar e fazer o upload seguro de fotos e vídeos dos trabalhos dos estudantes. A imagem, classificada por turma, estudante ou outra tag, estará online em segundos e fácil de ser encontrada. Pode-se apanhar um determinado trabalho de um estudante para ser analisado em conferência entre o professor e os pais, encontros administrativos, avaliações ou simplesmente como exemplo. Basta se logar no site e acessar todas as fotos que você subiu. Os portfólios dos estudantes podem também, ser compartilhados. Uma maneira simples de focar naquilo que realmente interessa: o trabalho do estudante, evitando que o mesmo torne-se apenas uma mera nota. Three Ring já está sendo utilizado por mais de dois mil professores somente na cidade de Nova Iorque.

Three Ring é um aplicativo para smartphones e tablets que permite digitalizar e fazer o upload seguro de fotos e vídeos dos trabalhos dos estudantes. A imagem, classificada por turma, estudante ou outra tag, estará online em segundos e fácil de ser encontrada. Pode-se apanhar um determinado trabalho de um estudante para ser analisado em conferência entre o professor e os pais, encontros administrativos, avaliações ou simplismente como exemplo. Basta se logar no site e acessar todas as fotos que você subiu. Os portfólios dos estudantes podem também, ser compartilhados. Uma maneira simples de focar naquilo que realmente interessa: o trabalho do estudante, evitando que o mesmo torne-se apenas uma mera nota. Three Ring já está sendo utilizado por mais de dois mil professores somente na cidade de Nova Iorque.

Enhanced by Zemanta
Enhanced by Zemanta

Skitch – edição de imagens não convencional

Skitch é um aplicativo para iOS e Android para a edição de imagens. Skitch permite que o usuário capture telas e desenhe sobre suas imagens. Pode-se desenhar com o mouse, com os dedos, tocando a tela, ou utilizando as ferramentas de formas e texto disponibilizadas por Skitch. Muito útil para fazermos comentários, anotações, indicarmos algo, chamarmos a atenção, fazermos roteiros em mapas ou simplesmente nos divertir, fazendo desenhos e escrevendo sobre uma foto. Tudo muito rapidamente, no celular, tablet ou desktop. Recentemete Skitch foi compardo pela Evernote e integrado ao mesmo. Dessa forma tornou-se também um aplicativo de bookmark, pois podemos organizar e guardar nossas imagens e acessá-las de qualquer dispositivo.

Enhanced by Zemanta

Doink – uma rede social animada

Doink Express é uma rede social móvel baseada em um aplicativo para iPad , iPhone e iPod que possibilita a craição de animações em mensagens. É uma maneira criativa e divertida de dar mais vida às suas mensagens. Podemos desenhar e incoporar imagens e sons de nossos dispositivos ou da biblioteca do aplicativo. Depois da animação criada podemos enviá-la por e-mail, compartilhá-la em redes sociais ou em stream. Podemos acessar os doinks criativos de outros e enviar mensagens diretas para seus autores. As mini animações de Doink podem tornar-se um Instagram animado, haja visto já existirem 400 mil usuários e 2 milhões de animações criadas.

 

Enhanced by Zemanta

Pocket – prá ver mais tarde

Pocket é um relançamento do aplicativo Read it Later que, agora, é gratuito e incorpora uma série de melhorias como a interface do usuário, filtros para vídeos, imagem e textos, favoritos e outras. Pocket funciona semelhante ao Dropbox e sua missão é acessar um determinado conteúdo marcado em qualquer tipo de aprelho, seja um tablet, um smartphone, uma televisão ou um computador. Quando encontramos algo de nosso interesse na internet e não dispomos de tempo para acessar, salvamos a URL em Pocket e acessamos mais tarde em qualquer device. Os aplicativos de Pocket para iOS, Android e Kindle Fire também são gratuitos. Podemos também marcar conteúdos em mais de 300 outros aplicativos como Flipboard, Twiiter, Zite, etc. É também muito fácil de organizar por assunto, tags e favoritos.

Enhanced by Zemanta

Kyte – mais segurança nos celulares das crianças

Kyte é um aplicativo Android que protege as crianças das ameaças de segurança contidas nos recursos dos atuais smartphones. Kyte pode ser baixado em qualquer smartphone que utilize como sistema operacional Android. O aplicativo só permite que a criança faça ligações pré-aprovadas e jogue jogos previamente autorizados. A criança não consegue sair do aplicativo para acessar outras funções do Android e os pais tem tota controle do aplicativo a partir de qualquer navegadores. Pode-se também rastrear o smartphone através do GPS. Bastante útil para saber onde está a criança, bem como para extravio do telefone. Uma solução semelhante para tablets, a Nabi, foi criada por outra empresa de tecnologia para dispositivos móveis.

Enhanced by Zemanta

Exoplanets – book app versus e-books

Journey to the Exoplanets é um ótimo exemplo de livro digital que mostra as vantagens de aplicativos versus e-books. A revista Scientific American e a editora Farrar, Straus and Giroux lançaram esse novo e interessante aplicativo para iPad desenvolvido pela agência digital Brandwidth e custa 9,99 dólares. O livro digital em forma de aplicativo aborda o que existe além do nosso Sistema Solar de forma bastante interativa e com conteúdos muito interessante e experiências magníficas para os entusiastas do espaço.  Journey to the Exoplanets buscar tanto educar como entreter os leitores, explicando conceitos básicos ao mesmo tempo que dispionibiliza um construtor de planetas onde descobre-se as variáveis que influenciam a sustentabilidade da vida. Vale desembolsar as 10 doletas.

Enhanced by Zemanta
PHP Warning: Missing argument 2 for wp_widget() in \\fs-educ\site\corporativo\conexaote.portaluniversitario.com.br\web\wp-includes\widgets.php on line 76