Arquivo para ‘conteúdo’ Categoria

Geekie – aprendizado adaptado às necessidades

Geekie é a primeira plataforma adaptativa de aprendizagem do Brasil que personaliza o ensino de acordo com as características individuais de cada aluno. A Geekie entende que o modelo atual de ensino ainda não usufrui das possibilidades apresentadas pela tecnologia, principalmente na personalização. A plataforma é capaz de identificar características intrínsecas a cada aluno a partir de suas interações com cada elemento do site. Com a informação colhida, a experiência é adaptada de acordo com o perfil e o objetivo de cada usuário. Dentro da plataforma Geekie, cada aluno tem uma experiência única: a apresentação do conteúdo, os exercícios, as revisões, e outros elementos são moldados para que cada um consiga desenvolver o máximo do seu potencial.

 

Boundless – o futuro do livro texto é gratuito

Boundless é a maneira mais fácil e gratuita de acessar conteúdos de livros textos na internet. Boundless reúne e organiza textos de conteúdos abertos educacionais como Creative Commons, wikibooks, Connections, etc. e os disponibiliza no formato de um livro digital muito fácil de ser usado. Sua interface é amigável com tablets e notebooks, tornando-o bastante útil para professores e alunos. Seu mecanismo de busca é muito bom e os conteúdos digitais gerados pelo sistema é baseado nos seus cursos. Pode-se fazer anotações no conteúdo e gravar notas. Outra característica muito interessante, porém paga, é o Smart Notes Premium que resume o conteúdo, fazendo uma sinopse fácil de ser estudada nas revisões da matéria. É como montar uma lista de favoritos personalizada para cada tópico ou disciplina. Boundless mostra os últimos conteúdos percorridos e os roteiros montados não tem data de validade.

Knowmia – aulas em vídeos diferenciadas

Knowmia é uma coleção de vídeos educacionais onde os professores podem subir suas aulas, bem no estilo “crowdsourced”. Sabemos da vasta opção de sites oferecendo aulas e lições em vídeo e, a própria Knowmia, já possui mais de 7 mil vídeos abordando todas as disciplinas, assuntos e públicos. As diferenças começam com o sistema de catalogar palavras-chaves pelo autor do vídeo que tormam a busca bem mais eficiente. A qualidade do conteúdo também é monitorada para garantir aulas interessantes, além de não haver publicidade, como acontece com o Youtube for Schools. Knowmia pretende também agregar valor à sua biblioteca com a criação de mini cursos, tendo professores recomendados a frente de determinados assuntos, bem como adicionar avaliações. Knowmia possui aplicativo para o iPad que permite a publicação e a visualização dos vídeos.

Enhanced by Zemanta

Khan Academy – o futuro do ensino de Ciência da Computação

A Khan Academy lançou um novo portal educacional voltado para o ensino de Ciência da Computação. A grande diferença está no design interativo do portal que não utiliza tanto as palestras em vídeo, característica marcante da Khan Academy. Essa nova abordagem visa estimular e motivar mais o estudante para essa área intensamente criativa. Colocando o editor de texto para codificar ao lado do resultado do que se está programando, junta design e pedagogia, tornando  a experiência mais rica e interativa. Simples e eficiente. É como se trabalhar com dois monitores, visualizando em tempo real as modificações de formas, cores e formatos codificados. Um guia em vídeo é opcional e nos traz o passo-a-passo da lição. Um novo formato que parece banstante eficiente.

Enhanced by Zemanta

Molecular Workbench – interatividades científicas

Molecular Workbench é um repositório gratuito de simuladores interativos e lições para Ciências desenvolvido pelo the Concord Consortium. Os simuladores permitem a troca de variáveis para ver o que acontece e possuem o formato de lição permitindo que o aluno faça os exercícios incorporados. São disponibilizados centenas de experimentos de Física, Química, Biologia, Biotecnologia e Nanotecnologia. Muito bem escritos e desenhados, os simuladores explicam os conceitos muito claramente. Os simuladores podem também ser customizados pelo professor para melhor atender as suas necessidades pois possuem código aberto. O educador pode utilizá-lo em sala de aula com telões ou em cursos online e os alunos podem utilizá-los e salvá-los como avaliação.

Enhanced by Zemanta

MIND – sistemas mais lúdicos na matemática

MIND Research Institute é uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve programas, jogos e sistemas para o aprendizado da Matemática. O Instituto realiza também pesquisas nas áreas de neurociências, matemática e educação visando melhorar o ensino da Matemática e compreensão do progresso científico. A melhoria nos resultados dos alunos que utilizam os métodos são notórios. Com uma abordagem visual inovadora, utilizando metáforas de jogos, os produtos do MIND conseguem envolver os alunos e melhorar seus desempenhos. MIND possui um canal no Youtube que merece ser visitado.

 

Enhanced by Zemanta

BBC Bitesize – interativos para qualquer idade

Bitesize é um site de jogos, atividades e conteúdos mantido pela BBC e faz parte da BBC Learning Schools. O Blog-TE já havia feito menção ao Bitesize em maio de 2009. Revisitando o Bitesize percebemos uma melhoria bastante significativa na quantidade, profundidade e qualidade dos materiais ali disponibilizados gratuitamente. As interfaces são bastantes simplificadas e a qualidade dos gráficos é muito apurada. Interessante notar as mudanças nas interfaces e modos de navegação conformae mudamos de nível de ensino. Os menus são intuitivos, limpos e sem anúncios. Outra característica interessante é a utilização de graus de dificuldade  nos jogos e atividades, permitindo uma adaptação ao nível de conhecimento da criança. Começa sempre com o médio. As avaliações e feedbacks merecem destaque também.

Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta

Twig – vídeos feitos por professores para professores

Twig é uma produtora de vídeos escocesa que reúne uma biblioteca com mais de 600 vídeos educacionais que estão transformando a aprendizagem de Ciências, Matemática, Biologia, Química e Física. Os vídeos são produzidos por uma equipe que pesquisa a maneira como os jovens aprendem através de estímulos visuais, analisa vídeos de grandes produtoras como a BBC, NASA e NBC e faz uma autoria com especialistas. O resultado são vídeos de 3 minutos de duração com uma qualidade fantástica e que atendem aos currículos das escolas. Twig monitora como os vídeos são utilizados por pais, professores e alunos e constantemente faz melhorias em função do uso. Os vídeos podem seguir uma rota sequencial lógica de aprendizado no formato de mapas mentais ou serem utilizados individualmente. O blog de Twig é muito interessante e trás uma série de ideias e dicas na utilização dos vídeos. Twig Science foi vencedor da Bett Awards 2012 na categoria Secondary Digital Content, entre outros prêmios. Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta

Spongelab – rede de aprendizado focada em Ciências

Spongelab é uma plataforma de aprendizado online que disponibiliza animações, imagens, vídeos e jogos de Ciências e um sistema de gerenciamento de conteúdo para o professor. Funciona como uma comunidade online focada em Ciências onde podemos criar um perfil e encontrar outros usuários com as mesmas afinidades. Os usuários professores podem transformar os conteúdos em avaliações úteis para seus alunos, organizar salas e motivar discussões. Um sistema de pontuação e recompensas é utilizado para a geração de um ranking dos usuários, o que motiva a participação. Os usuários podem utilizar seus créditos para ter acesso a mais conteúdos. A integração com as redes sociais mais conhecidas é outro fator iteressante. Na home page são dispostos os conteúdos de destaque, os mais utilizados e um painel com os usuários com maior pontuação. Os conteúdos disponibilizados são de qualidade notável.

Enhanced by Zemanta

OER Commons – compartilhando conhecimento

OER Commons é um acervo de mais de 32 mil recursos educacionais com a curadoria da ISKME – Institute for thr Study of Knowledge Management on Education.  Esses conteúdos podem ser compartilhados, adaptados e misturados para se adaptar às necessiedades individuais de ensino e aprendizado. A principal meta da OER Commons é a de criar um ecossistema educacional em torno do compartilhamento aberto de recursos e de conhecimentos para a melhoria da educação. Eventoe e treinamentos para professores são organizados em todo o mundo. Recentemente foram adicionadas novas ferramentas de busca que tornam a pesquisa bem mais fácil. Essas ferramentas incluem botão de bookmark, barra personalizada para o navegador, aplicativo de busca para tablets e smartphones, entre outros. A biblioteca da OER Commons além de vasta, é muito rica. Vale a pena conferir.

Enhanced by Zemanta

Studyegg – combinando vídeo e avaliação

Studyegg é uma ferramenta que procura combinar duas tendências correntes da educação atual: vídeos e avaliações. O que Studyegg fez foi incorporar testes de múltipla escolha e VeF a vídeos abertos da Khan AcademyMIT OpenCourseWare, OpenUniversity, Yale, TEDed e outros. Esses quizzes porém são sincronizados com o vídeo. Então o estudante pode simplesmente responder às questões e quando errar visualizar a explanação da parte da aula contida no vídeo, ou ver o vídeo e depois responder as perguntas. Um sistema de recompensa e um timer torna a sessão ainda mais motivante. A interface é simples mas muito bem resolvida pois, as duas sessões, perguntas e vídeos, abertas lado a lado, facilitam o uso. Além disso, Stydyegg grava o histórico do estudante com seus desempenhos e mostra gráficos de desempenho. Stydyegg é uma antiga ferramenta de anotações e flashcards chamada Zen.do, desenvolvida por Josh Silverman.

Enhanced by Zemanta

LearnersTV – aulas e animações de qualidade

LearnersTV é um repositório gratuito de vídeos e animações contendo aulas, demonstrações e experimentos de reputadas universidades. Os vídeos cobrem praticamente todas as disciplinas mas estão mais focadas na área de Ciências como Biologia, Física, Química, Matemática, Ciência da Computação, entre outras. Learmnert TV está organizado em assuntos e etiquetas, facilitando a busca. Todos as aulas possuem arquivos em vídeo e áudio. É uma maneira fácil e inovadora de aprender. Teste online são agendados e fornecem comentários e feedback imediato, possibilitando um a melhor preparação dos estudantes. Todos os materiais são licenciados pela respectivas instituições sob uma licença da Creative Commons.

Enhanced by Zemanta

Learnist – o Pinterest do aprendizado

Learnist é um novo produto do fundador de Grockit que pretende reconfigurar conteúdos on-line como vídeos do Youtube, artigos da Wikipedia e e-books em planos de ensino ordenados. Dessa forma a busca por conteúdos ficaria mais facilitada. Com os mecanismos de buscas, fica fácila achar informação mas eles não necessariamente fazem o mesmo para o aprendizado. Learnist é mais ou menos um Pinterest para o aprendizado, compilando peças de conteúdo em um board ou “learning”. Diferente porém do Pinterest, em Learnist os criadores de boards sugerem um caminho para explorar determinado conteúdo. Essa curadoria de conteúdo é o grande diferencial em relação aos mecanismos de busca porque evita a desinformação. Ainda em fase experimental, deve-se solicitar ser convidado. Porém, para testar, dá para usar o login do Facebook.

Enhanced by Zemanta

Learnable – mercado de educação on-line

Learnable é um novo serviço lançado recentemente pela australiana SitePoint. Laearnable é essencialmente um mercado para educação. Você paga, geralmente barato, para entrar em algum curso e aprender sobre alguma coisa nova, ou então, você cria seu próprio curso e, caso aprovado, recebe um porcentagem sobre as inscrições. A inscrição nos cursos é gratuita mas, para publicar algum curso, paga-se dependendo da complexidade do curso. Os cursos atualmente disponíveis tem muito foco em desenvolvimento web e tecnologia mas outras abordagens são esperadas. Os cursos oferecem vídeos, artigos arquivos e lições para serem baixados. Destaque para as interfaces, tanto para cursar como para editar um curso. Os cursos porém, são um tanto quanto estáticos, apesar das facilidades de comunicação disponibilizadas. As interatividades ficam na possibilidade de fazer perguntas para os tutores e outros estudantes e acompanhar a discussão através de RSS e e-mail.

 

 

Enhanced by Zemanta

MentorMob – playlists de aprendizagem

MentorMob é uma plataforma on-line que cria caminhos de aprendizagem utilizando vídeos e outras mídias e os organizando de forma a simplificar as buscas. MentorMob tenta mudar a maneira pela qual as pessoas aprendem on-line através da organização e do monitoramento de conteúdos gerados pela comunidade  (crowd sourced content). Quando pesquisamos algo no Google, provavelmente iremos conferir alguns dos resultados e de forma aleatória. Não existe a garantia que também iremos encontrar as respostas que desejamos. Em MantorMob, essas buscas ficam organizadas por passos a serem seguidos pelo aluno, facilitando e organizando o conteúdo pesquisado. É muito fácil de montarmos esses roteiros, bastando subir arquivos ou links de outros sites, descrevermos e rotulá-los. Outra característica interessante é a possibilidade de inserirmos testes  ou comentários entre as etapas de um roteiro. Vale a pena conferir.

 

Enhanced by Zemanta

Wowzers – aprendizado adaptável com jogos

Wowzers é um ambiente de aprendizagem on-line de matemática que utiliza a experiência de jogos e instruções para o desenvolvimento do currículo. Wowzers reúne lições práticas, games, buscas virtuais, avaliações, relatórios do progresso do aluno, atividades combinadas e impressão de lições de casa. Tudo isso em um ambiente lúdico e estimulante para a criançada de até 10 anos. Wowzers é um mundo educacional virtual que transforma o aprendizado de matamática em uma experiência imersiva que acompanha os alunos tanto na escola como em suas casas. Os desafios que os avatares das crianças tem que enfrentar são muito instrutivos e criativos, passando conceitos e desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas. As ferramentas de acompanhamento por parte dos professores permitem um total monitoramento da evolução das habilidades dos alunos.

Enhanced by Zemanta

K12lab – ensinando Ciências na real

K12lab é  uma iniciativa da National Instruments LabVIEW que desenvolveu aplicativos e instrumentos para engajar e abrir a cabeça dos estudantes no aprendizado de Ciências, botando a mão na massa para melhor absorver os conceitos. Os projetos foram desenvolvidos por professores e já se tornaram favoritos nas salas e laboratórios. Reune planos de ensino nas disciplinas de Engenharia, Robotica, Ciências da Computação, Físicas, Matemática, Química e Biologia. As buscas no banco do site podem ser feitas assunto, nível de ensino ou equipamento utilizado. Possui também aplicativos desenvolvidos para interagir com outros produtos como o Lego Mindstorms e o Tetrix.

Enhanced by Zemanta

Coursera – conteúdos online para todos

Coursera é uma plataforma educacional online que distribui, gratuitamente, conteúdos para cursos de nível superior de instituições renomadas como as Universidades de Princeton, Stanford, Pennsylvania e Michigan. Nos moldes de outras ferramentas de distribuição de conteúdos online como Udemy and Khan Academy, Coursera dispõe de 16 milhões de dólares para o projeto. Coursera irá oferecer mais de 30 cursos das universidades parceiras em disciplinas como Ciências da Computação, Sociologia, Medicina e Matemática. Não existe limite para o número de alunos inscritos em cada curso. Durante o período beta, quase um milhão de alunos se inscreveram para os sete cursos oferecidos.

Enhanced by Zemanta

Exoplanets – book app versus e-books

Journey to the Exoplanets é um ótimo exemplo de livro digital que mostra as vantagens de aplicativos versus e-books. A revista Scientific American e a editora Farrar, Straus and Giroux lançaram esse novo e interessante aplicativo para iPad desenvolvido pela agência digital Brandwidth e custa 9,99 dólares. O livro digital em forma de aplicativo aborda o que existe além do nosso Sistema Solar de forma bastante interativa e com conteúdos muito interessante e experiências magníficas para os entusiastas do espaço.  Journey to the Exoplanets buscar tanto educar como entreter os leitores, explicando conceitos básicos ao mesmo tempo que dispionibiliza um construtor de planetas onde descobre-se as variáveis que influenciam a sustentabilidade da vida. Vale desembolsar as 10 doletas.

Enhanced by Zemanta

HMH Fuse – melhores desempenhos usando iPad

Recente estudo revela os benefícios da utilização de iPads em sala de aula. O estudo foi realizado pela Apple e pela editora de livros Houghton Mifflin Harcourt e revelou que estudantes de Álgebra usando o iPad tiveram desempenho 20% melhor do que aqueles que utilizaram os livros textos convencionais. Foi utilizado o aplicativo HMH Fuse Algebra 1 nos iPads. A empresa disponibiliza esse aplicativo Fuse também para Geometria. O estudo foi realizado em Riverside, na California, na escola Amelia Earhart Middle School no período de março de 2010 a abril de 2011. Os responsáveis pelo estudo declararam que os estudantes usando tablets se engajavam mais nas atividades.

Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta
PHP Warning: Missing argument 2 for wp_widget() in \\fs-educ\site\corporativo\conexaote.portaluniversitario.com.br\web\wp-includes\widgets.php on line 76