Arquivo para ‘ferramenta’ Categoria

Vizify – seu perfil social interativo

Vizify é uma ferramenta gratuita para criar uma biografia visual de quem você é e o que você fez ou faz, na forma de um infográfico interativo. Vizify traz informações de serviços sociais como o Twitter, Facebook, Linkedin, Foursquare e cria o seu perfil no formato de páginas para os diversos temas como formação profissional, localização, estatísticas de tweets, fotos, factoides, etc. As páginas podem ser completamente editadas, rearranjadas, apagadas ou pode-se criar novas com outras mídias fora das redes sociais. O resultado visual é bastante atraente e a interface de edição muito legal, permitindo alterações de cores nas visualizações e a adição ou supressão de algum serviço social. Uma maneira diferente de alunos montarem portfólios.

Enhanced by Zemanta

Geekie – aprendizado adaptado às necessidades

Geekie é a primeira plataforma adaptativa de aprendizagem do Brasil que personaliza o ensino de acordo com as características individuais de cada aluno. A Geekie entende que o modelo atual de ensino ainda não usufrui das possibilidades apresentadas pela tecnologia, principalmente na personalização. A plataforma é capaz de identificar características intrínsecas a cada aluno a partir de suas interações com cada elemento do site. Com a informação colhida, a experiência é adaptada de acordo com o perfil e o objetivo de cada usuário. Dentro da plataforma Geekie, cada aluno tem uma experiência única: a apresentação do conteúdo, os exercícios, as revisões, e outros elementos são moldados para que cada um consiga desenvolver o máximo do seu potencial.

 

Boundless – o futuro do livro texto é gratuito

Boundless é a maneira mais fácil e gratuita de acessar conteúdos de livros textos na internet. Boundless reúne e organiza textos de conteúdos abertos educacionais como Creative Commons, wikibooks, Connections, etc. e os disponibiliza no formato de um livro digital muito fácil de ser usado. Sua interface é amigável com tablets e notebooks, tornando-o bastante útil para professores e alunos. Seu mecanismo de busca é muito bom e os conteúdos digitais gerados pelo sistema é baseado nos seus cursos. Pode-se fazer anotações no conteúdo e gravar notas. Outra característica muito interessante, porém paga, é o Smart Notes Premium que resume o conteúdo, fazendo uma sinopse fácil de ser estudada nas revisões da matéria. É como montar uma lista de favoritos personalizada para cada tópico ou disciplina. Boundless mostra os últimos conteúdos percorridos e os roteiros montados não tem data de validade.

daPulse – a comunicação em um único fórum

daPulse é uma solução para simplificar a comunicação interna das empresas, mas que serve muito bem para fins educacionais. A plataforma encoraja o compartilhamento das informações através de um único canal, chamados de pulses. Os usuários então seguem somente pulses que são do seu interesse, que podem ser dimensionados conforme as necessidades de comunicação. Recentemente daPulse foi incorporado no construtor de sites pessoais Wix, permitindo a inclusão de um canal de comunicação dentro do site que os usuários estão criando.

 

 

Infogr.am – para criar infográficos interativos

Infogr.am é a ferramenta para a criação de infográficos e gráficos interativo mais difundida. Já são mais de 100 mil publicados. Os infográficos são uma maneira de mostrar informações de forma intuitiva e agradável. Infogr.am é muito fácil de usar. Loga-se usando Facebook ou Twitter e, então, escolhe-se um dos templates oferecidos. Daí é só começar a montar o infográfico com os dados que dispomos. Infogr.am oferece uma série de ferramentas que permitem inserir gráficos dentro do infográfico, adicionar imagens do seu computador, publicar vídeos do youtube ou vimeo, incluir textos, títulos e frases de autores (quotes). Depois de concluído e revisado, podemos publicá-lo e compartilhá-lo nas redes sociais ou incorporarmos em sites e blogs. É beta mas funciona muito bem. Uma ferramenta alternativa ao já comentado Easel.ly

Tackk – publicações descartáveis

Tackk é uma startup que pemite a criação de publicações atraentes, simples e rápidas na internet, bem ao estilo daqueles quadros murais que encontramos em determinados estabelecimentos comerciais, anunciando de tudo. Não é necessário baixar nenhum aplicativo. Basta acessar a página de Tackk e organizar aquilo que queremos divulgar da forma que melhor nos convier. A interface possui todas as ferramentas necessárias para a publicação e é muito fácil de usar. Existem modelos e templates prontos que podemos usar ou criar nosso próprio modelo. Podemos incluir em nossos anúncios imagens, texto, vídeos, áudio, mapas, links, entre outros. Depois de publicado, basta compartilhar o link da publicação onde bem entender. O serviço é beta.

myHistro – linha do tempo e mapa juntos

myHistro é um construtor de linhas do tempo acoplada a um criador de mapas. myHistro pode construir linhas do tempo pessoais ou sobre um tema ou eventos da História. Cada evento incluído na linha do tempo permite a inclusão da geolocalização utilizando o Google Maps. A ferramenta pode ser utilizada online ou no aplicativo gratuito para iPad. É muito simples de usar e permite a criação de linhas do tempo bastante interessantes. Possui uma característica colaborativa já que podemos convidar outras pessoas para participarem de nossas criações. As linhas do tempo geradas podem ser interativas, mostradas por eventos ou na forma de slide show, utilizando um player. As linhas do tempo podem também ser facilmente incorporadas em outros sites, blogs e redes sociais. Confira a linha do tempo da História dos Jogos Olímpicos Modernos.

Enhanced by Zemanta

LiveText – acompanhamento e progresso

LiveText é uma aplicativo web based projetado para auxiliar no desenvolvimento de eportfólios, avaliações de cursos e projetos individuais. Permite que professores e alunos trabalhem colaborativamente na sala de aula e avaliem o progresso dos estudantes em reuniões. É um software de eportfolio, avaliações, monitoramento incrementado com ferramentas de comunicação. LiveText pode ser integrado em outras plataformas como o Moodle, Blackboard, Turnitin entre outras e é utilizado por mais de 500 instituições nos EUA e outros países. Possui versões para tablets e smartphones. LiveText foi o vencedor do 2012/2013 Readers’ Choice Awards.

Enhanced by Zemanta

Branch – um novo conceito para fórums

Branch é uma nova maneira de conversar online. Também idealizada pelos fundadores do Twitter mencionado no post anterior, acredita-se que essas duas novas ferramentas venham a se integrar no futuro, mudando a maneira de publicar, colaborar e compartilhar mídias. Tal qual o Medium, Branch ainda não está totalmente disponível para o público. É necessário ser convidado. Branch é basicamente um fórum de discussões onde alguém posta algum tópico e outros fazem seus comentários a respeito do assunto tratado. Inicia-se uma discussão sobre determinado assunto e adiciona-se outras pessoas para o debate via e-mail ou Twitter. Desta forma a discussão é fechada e tem controle sobre o grupo fechado. Se depois resolver tornar o resultado público, publica-se onde bem entender, como num blog WordPress, por exemplo. Confira a estrutura de um branch.

 

Enhanced by Zemanta

Medium – plataforma de publicação repensada

Medium é uma plataforma de publicação inédita, desenvolvida a partir do zero pela incubadora The Obvious Corporation. Ainda sob o formato de read only, foi idealizada pelos fundadores do Twitter Evan Williams e Biz Ston que defendem que as mídias são o tecido de conexão da sociedade. Medium foi projetado para permitir que as pessoas escolham o nível de contribuição preferido. Postar em Medium é muito fácil, e pode-se fazê-lo sem ter o ônus de tornar-se um blogueiro ou de se preocupar com uma audiência. Todos os posts são organizados em coleções que são definidas por um tema e um template. Os leitores podem então indicar algo interessante que tenha sido lido, dar feedback ao autor, aumentando a possibilidade de que aquele post seja lido por amis pessoas. As coleções podem ser privadas ou abertas a contribuições. Os posts melhor rankeados aparecem no topo.

Enhanced by Zemanta

Noodle – a busca por educação facilitada

Noodle é uma plataforma que reúne um mecanismo de recomendação online e rede social para a busca de informações sobre aprendizado. Os usuários recebem informações personalizadas de todos os níveis de ensino sobre educação formal ou informal, tutores por região, programas de estudo no exterior, programas, cursos, eventos, etc. Noodle coleta as melhores informações de provedores de educação e, através de seu engajante mecanismo de busca, disponibiliza informações e recomendações para a melhor tomada de decisão por parte dos usuários. Noodle conseguiu criar uma virtuosa comunidade de consumidores de serviços educacionais, provedores destes serviços e fornecedores de informações educacionais. Atualmente, mais de 170 mil instituições estão catalogadas na rede do Noodle. Noodle é o Google para educação.

Seelio – repensando o curriculum vitae

Seelio é uma startup que oferece aos estudantes universitários uma maneira mais inteligente de mostrar seus trabalhos e conhecimentos através de portfólios online. Daí, quem está contratando ou recrutando recursos humanos, pode facilmente navegar ou procurar por palavra-chave, candidatos potenciais que estão expostos na plataforma. Ao encontrar um candidato em potencial, os empregadores podem usar o próprio Seelio para se comunicar diretamente com o aluno em questão. Os estudantes universitários deverão possuir endereços de e-mail .edu para poder se registrar, e o registro tanto para estudante como recrutadores é gratuito, embora, a publicação de ofertas de trabalho assim como o estabelecimento de contato com os estudantes terá um custo por parte dos recrutadores. Só é permitida uma conta de usuário por organização.

Enhanced by Zemanta

ShowMe – vídeo aulas no iPad

ShowMe é um aplicativo gratuito para iPad que permite a produção de aulas e tutoriais em pequenos vídeos, através de uma interface em branco onde podemos gravar áudios, fazer uploads de imagens e vídeos, desenhar, etc. Essa aulas formam uma comunidade online onde podemos buscar o aprendizado ou ensinar as disciplinas de Matemática, Ciências, Estudos Sociais, Artes e outros. Atualmente ShowMe já acumula mais de 1,5 milhão de lições e já tornou-se líder na educação utilizando o iPad, com 400 mil downloads do aplicativo. ShowMe, como qualquer aplicativo para telão, captura o que o usuário vai desenhando e escrevendo no iPad e vai gravando o áudio simultaneamente. As criações podem então ser armazenadas e compartilhadas.

 

Enhanced by Zemanta

Gooru – busca focada no aprendizado

Gooru é um mecanismo de busca gratuito desenvolvido pela Ednovo que tem como objetivo pesquisas direcionados ao aprendizado. Funciona como se fosse um LMS com abundantes recursos e ferramentas de colaboração. Uma excelente opção para os professores recomendarem a seus alunos como alternativa ao Google. Em Gooru podemos pesquisar em coleções de recursos multimídia, vídeos, livros digitais, jogos e quizzes educacionais criados por educadores da comunidade Gooru e disponibilizados em coleções. Gooru oferece mais de 30 mil recursos para atender as necessidades de aprendizado de professores e alunos.

Enhanced by Zemanta

Instructure Canvas – LMS com análise do aprendizado

Instructure Canvas, o um sistema de gerenciamento de aprendizado (LMS) desenvolvido pela InstructureCon, divulgou recentemente que sua plataforma agora dispõe de uma ferramenta de análise de aprendizado, no rastro da Blackboard. O sistema ajuda a porfessores identificar falhas no aprendizado de seus alunos. Além disso, muitas outras informações compõem esse sistema de análise através doque é rastreado no gerenciador. Os resultados são compilados em gráficos que podem ser acessados de forma diferente, dependendo do perfil, por alunos, professores, coordenadores e administradores. Confira os tipos de informações e os relatórios gráficos gerados pelo Instructure Canvas. O produto tem uma versão voltada para o ensino fundamental.

Enhanced by Zemanta

Schoolwires – conectando comunidades

Schoolwires é uma empresa que fornece soluções de comunicação e colaboração baseadas na internet para escolas e comunidades dos ensinos fundamentais. O principal produto é o Centricity2, uma ferramenta para a construção de sites e gerenciamento de conteúdos que atende praticamente todas as necessidades das escolas e distritos. A atualização remota de conteúdos e a criação de comunidades e grupos por quem for autorizado é o grande diferencial. Para os alunos e professores são oferecidas ferramentas de aprendizado e avaliações que mantém os estudantes mais engajados. Outras soluções são o Nimbus, uma plataforma social de aprendizado segura e o Greenleaf, um programa virtual de trocas de informações e experiências visando uma diversidade cultural a nível internacional.

Enhanced by Zemanta

Mendeley – mudando a maneira de fazer pesquisas

Mendeley é um gerenciador de referências combinado com uma rede social para catalogar e compartilhar pesquisas e artigos científicos. Mendeley funciona online, no smartphone ou ainda pode-se baixar uma versão desktop para que pesquisadores construam suas bibliotecas pessoais de pesquisas. Os usuários podem indexar e classificar os seus documentos, gerar citações e bibliografias, descobrir pessoas com interesses semelhantes de investigação e formação de grupos online para ajudar a manter-se atualizado sobre o que seus colegas estão lendo. Atualmente o acervo de Mendeley é de mais de 225 milhões de documentos. Através de crowdsourcing dos metadados é utilizada uma filtragem colaborativa para se descobrir as preferências e interesses dos usuários. Dessa forma, pesquisas são automaticamente rrfecomendadas aos pesquisadores conforme seus interesses, garantindo um acesso mais amplo à literatura acadêmica. O espaço ofertado gratuitamente é de 1 GB.

Enhanced by Zemanta

Meograph – conte histórias em 4D

Meograph é uma ferramenta digital recentemente lançada para contarmos histórias baseadas na localização através de mapas, linha do tempo, texto e mídias como imagens, vídeos e narrações. Meograph é baseado no plugin para navegadores do Google Maps e Google Earth e, nesta fase beta, só roda no Chrome. Enquanto a história se desenrola, podemos pausar para melhor explorarmos alguma mídia ou avançar e retroceder na linha do tempo. Com Meograph fica muito fácil de produzir e compartilhar histórias multimídias explorando fatos, contexto, multimídia e interatividade sem ter que recorrer a ferramentas caras e complicadas como o Final Cut, por exemplo. A interface é bastante simples o que torna a criação bastante simplificad, bastando ir inserindo datas, texto, mídias e localizações.

Enhanced by Zemanta

PowToon – apresentações mais marketeiras

PowToon é uma ferramenta online para o desenvolvimento de apresentações animadas e características mais profissionais. PowToon diferencia-se de outras alternativas ao PowerPoint como Prezi, Animoto, SlideRocket e SlideShare, no fator vídeo e animações. Você mesmo pode criar suas apresentações com animações e efeitos que motivam a criatividade. A interface drag and drop é intuitiva e amigável e disponibiliza combos com incontáveis templates, estilos, imagens, áudios e efeitos. No serviço freemium, arrasta-se os objetos para os slides, escolhe-se o tipo de animação e duração e, em seguida incluímos os textos e a trilha sonora. A apresentação resultante pode ser enviadas para o Youtube ou compartilhadas nas redes sociais. Ideal para demos e apresentações e vídeos explicativos de produtos para serem disseminados na web. O serviço é beta e é necessário convite para testar.

Enhanced by Zemanta

TechTalks.tv – vídeos e slides sincronizados

TechTalks.tv é uma plataforma desenhada para a publicação de slides que são sincronizados com um vídeo. TechTalks.tv é ideal para aulas, demonstrações e apresentações pois torna a palestra bem mais atrativa e interessante. Em um lado da tela vemos o professor ou apresentador e na outra, os slides são mostrados conforme a fala vai se desenvolvendo, como se fosse uma apresentação ao vivo. Basta subir o vídeo e os slides, sincronizá-los e publicar. Interessante também é a possibilidade de podermos avançar ou retroceder na aula. As apresentações ficam em uma biblioteca e podem ser compartilhadas através de link. Uma versão para dispositivos móveis já está anunciada. Se tiver um player que funcione offline, vai ser show.

Enhanced by Zemanta
PHP Warning: Missing argument 2 for wp_widget() in \\fs-educ\site\corporativo\conexaote.portaluniversitario.com.br\web\wp-includes\widgets.php on line 76