Arquivo para ‘rede social’ Categoria

Vizify – seu perfil social interativo

Vizify é uma ferramenta gratuita para criar uma biografia visual de quem você é e o que você fez ou faz, na forma de um infográfico interativo. Vizify traz informações de serviços sociais como o Twitter, Facebook, Linkedin, Foursquare e cria o seu perfil no formato de páginas para os diversos temas como formação profissional, localização, estatísticas de tweets, fotos, factoides, etc. As páginas podem ser completamente editadas, rearranjadas, apagadas ou pode-se criar novas com outras mídias fora das redes sociais. O resultado visual é bastante atraente e a interface de edição muito legal, permitindo alterações de cores nas visualizações e a adição ou supressão de algum serviço social. Uma maneira diferente de alunos montarem portfólios.

Enhanced by Zemanta

Airtime – vídeo chat humanizando a internet

Airtime é um site para vídeos sociais criado pelo fundadores da Napster Sean ParkerShawn Fanning. Airtime coloca o usuário no palco com algum amigo ou algum desconhecido intereessante para um vídeo chat. Não precisa instalar nenhum aplicativo pois funciona diretamente do browser. Já existe um aplicativo para o Facebook que coloca as pessoas lado a lado na tela.Basta dar algumas permissões e você terá todos os amigos online disponíveis para um vídeo chat. Basta convidar. Aplicativos para dispositivos móveis em iOS e Android breve serão lançados. Pode-se compartilhar vídeos do Youtube para ver juntos ou simplesmente conversar. Pode-se dizer que é um Skipe mais divertido ou um Hangout do Google + cara a cara. A ideia dos fundadores é a de proporcionar uma ferramenta para aproximar e alegrar mais as pessoa.

Artigos Relacionados

Lore – a educação cada vez mais social

Lore, em 2011 denominada CourseKit, é mais uma rede social educacional. Com o objetivo claro de mudar a maneira com que professores e alunos se comunicam, Lore pretende ser um mix de Edmodo, Blackboard, Facebook, Twitter e Google+. Lore é um site centrado no professor para se construir algo em torno de determinado curso, ou seja, um AVA. Os professores convidam seus alunos para juntarem-se aos seus cursos e estes interagem com os materiais postados, atividades, perguntas, fórums, avaliações, etc. Novos recursos incluem livros online, um canal para os alunos fazerem perguntas, páginas de perfil com informações dos interesses e realizações dos colegas. Lore já funciona em mais de 600 estabelecimentos de ensino superior nos EUA.

Enhanced by Zemanta

Noodle – a busca por educação facilitada

Noodle é uma plataforma que reúne um mecanismo de recomendação online e rede social para a busca de informações sobre aprendizado. Os usuários recebem informações personalizadas de todos os níveis de ensino sobre educação formal ou informal, tutores por região, programas de estudo no exterior, programas, cursos, eventos, etc. Noodle coleta as melhores informações de provedores de educação e, através de seu engajante mecanismo de busca, disponibiliza informações e recomendações para a melhor tomada de decisão por parte dos usuários. Noodle conseguiu criar uma virtuosa comunidade de consumidores de serviços educacionais, provedores destes serviços e fornecedores de informações educacionais. Atualmente, mais de 170 mil instituições estão catalogadas na rede do Noodle. Noodle é o Google para educação.

Seelio – repensando o curriculum vitae

Seelio é uma startup que oferece aos estudantes universitários uma maneira mais inteligente de mostrar seus trabalhos e conhecimentos através de portfólios online. Daí, quem está contratando ou recrutando recursos humanos, pode facilmente navegar ou procurar por palavra-chave, candidatos potenciais que estão expostos na plataforma. Ao encontrar um candidato em potencial, os empregadores podem usar o próprio Seelio para se comunicar diretamente com o aluno em questão. Os estudantes universitários deverão possuir endereços de e-mail .edu para poder se registrar, e o registro tanto para estudante como recrutadores é gratuito, embora, a publicação de ofertas de trabalho assim como o estabelecimento de contato com os estudantes terá um custo por parte dos recrutadores. Só é permitida uma conta de usuário por organização.

Enhanced by Zemanta

ShowMe – vídeo aulas no iPad

ShowMe é um aplicativo gratuito para iPad que permite a produção de aulas e tutoriais em pequenos vídeos, através de uma interface em branco onde podemos gravar áudios, fazer uploads de imagens e vídeos, desenhar, etc. Essa aulas formam uma comunidade online onde podemos buscar o aprendizado ou ensinar as disciplinas de Matemática, Ciências, Estudos Sociais, Artes e outros. Atualmente ShowMe já acumula mais de 1,5 milhão de lições e já tornou-se líder na educação utilizando o iPad, com 400 mil downloads do aplicativo. ShowMe, como qualquer aplicativo para telão, captura o que o usuário vai desenhando e escrevendo no iPad e vai gravando o áudio simultaneamente. As criações podem então ser armazenadas e compartilhadas.

 

Enhanced by Zemanta

Redes sociais para profesores – infográfico

Esse infográfico de autoria da Online Colleges mostra como professores podem fazer o melhor uso das diversas redes e plataformas sociais existentes. Muito interessante é o aspecto da comunicação e não da socialização.

Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta

Mendeley – mudando a maneira de fazer pesquisas

Mendeley é um gerenciador de referências combinado com uma rede social para catalogar e compartilhar pesquisas e artigos científicos. Mendeley funciona online, no smartphone ou ainda pode-se baixar uma versão desktop para que pesquisadores construam suas bibliotecas pessoais de pesquisas. Os usuários podem indexar e classificar os seus documentos, gerar citações e bibliografias, descobrir pessoas com interesses semelhantes de investigação e formação de grupos online para ajudar a manter-se atualizado sobre o que seus colegas estão lendo. Atualmente o acervo de Mendeley é de mais de 225 milhões de documentos. Através de crowdsourcing dos metadados é utilizada uma filtragem colaborativa para se descobrir as preferências e interesses dos usuários. Dessa forma, pesquisas são automaticamente rrfecomendadas aos pesquisadores conforme seus interesses, garantindo um acesso mais amplo à literatura acadêmica. O espaço ofertado gratuitamente é de 1 GB.

Enhanced by Zemanta

GoingOn – mais comunicação para os universitários

GoingOn é uma plataforma social que fornece uma solução on-demand para a construção de uma rede de comunicação privada para entidades do ensino superior. Com GoingOn, alunos e professores podem mais facilmente se conectar, colaborar, se comunicar e trocar recursos e aprender. GoingOn combina serviços e ferramentas colaborativas inteligentes e um mural de mensagens ao estilo Facebook, oferecendo um poderosos ambiente de aprendizagem informal para todo o campus. A solução de GoingOn permite a integração da plataforma ao LMS da instituição e ao SIS, student information system, facilitando a customização da solução para as necessidades das instituições.

Enhanced by Zemanta

Yoursphere – esferas em vez de círculos

Yoursphere é uma rede social exclusiva para crianças que garante segurança e privacidade. Somente crianças compreendidas na faixa etária até 18 anos podem participar. Para se fazer parte da rede é necessária a autorização dos pais através do cadastro do mesmo. Yoursphere é a primeira rede social orientada para jovens que garante um isolamento dos predadores sexuais através de filtros. Na rede, os jovens podem elaborar suas próprias páginas, conectar-se a outros membros e juntar-se às esferas. As esferas são como canais sobre determinados assuntos. Funciona como se fossem os círculos do Google +, porém usando temas já existentes. Fazendo parte de determinada esfera, o usuário vai interagir sobre o tema daquela esfera. Os temas são música, TV e cinema, jogos, esportes, e muitos outros. Blogs, multiplayer games e chat também estão presentes. Uma timeline a La Facebook não poderia faltar, porém com um apelo visual muito melhor para esta faixa etária.

Enhanced by Zemanta

Learnist – o Pinterest do aprendizado

Learnist é um novo produto do fundador de Grockit que pretende reconfigurar conteúdos on-line como vídeos do Youtube, artigos da Wikipedia e e-books em planos de ensino ordenados. Dessa forma a busca por conteúdos ficaria mais facilitada. Com os mecanismos de buscas, fica fácila achar informação mas eles não necessariamente fazem o mesmo para o aprendizado. Learnist é mais ou menos um Pinterest para o aprendizado, compilando peças de conteúdo em um board ou “learning”. Diferente porém do Pinterest, em Learnist os criadores de boards sugerem um caminho para explorar determinado conteúdo. Essa curadoria de conteúdo é o grande diferencial em relação aos mecanismos de busca porque evita a desinformação. Ainda em fase experimental, deve-se solicitar ser convidado. Porém, para testar, dá para usar o login do Facebook.

Enhanced by Zemanta

MentorMob – playlists de aprendizagem

MentorMob é uma plataforma on-line que cria caminhos de aprendizagem utilizando vídeos e outras mídias e os organizando de forma a simplificar as buscas. MentorMob tenta mudar a maneira pela qual as pessoas aprendem on-line através da organização e do monitoramento de conteúdos gerados pela comunidade  (crowd sourced content). Quando pesquisamos algo no Google, provavelmente iremos conferir alguns dos resultados e de forma aleatória. Não existe a garantia que também iremos encontrar as respostas que desejamos. Em MantorMob, essas buscas ficam organizadas por passos a serem seguidos pelo aluno, facilitando e organizando o conteúdo pesquisado. É muito fácil de montarmos esses roteiros, bastando subir arquivos ou links de outros sites, descrevermos e rotulá-los. Outra característica interessante é a possibilidade de inserirmos testes  ou comentários entre as etapas de um roteiro. Vale a pena conferir.

 

Enhanced by Zemanta

Memplai – produção de vídeos em equipe

Memplai é uma ferramenta gratuita para a edição e criação de vídeos de forma remota e colaborativa. Podemos criar diferentes projetos ou espaços de trabalho onde iremos convidar outros usuários a colaborarem e editarem o vídeo que queremos criar. Pode-se subir imagens e víde0s  no limite de 200 MB para cada arquivo. Incorporamos os diferentes componentes de nosso vídeo no editor e produzimos nosso vídeo com efeitos, legendas, imagens, etc. Muito legal para projetos escolares colaborativos pois os alun0s podem ir editando seus vídeos remotamente. Depois de editado o vídeo pode ser compartilhado diretamente nas redes sociais. Confira o tutorial.

 

Enhanced by Zemanta

My Big Campus – ambiente de aprendizagem lightspeed

My Big Campus é uma plataforma de aprendizado colaborativa que fornece acesso a recursos e pessoas fazendo com que o aprendizado torne-se atraente, divertido e real. My Big Campus permite que as escolas e professores criem salas de aula virtuais com bibliotecas de vídeos, sites de internet, wikis e mais. Pode-se criar grupos, blogs, fórums  e utilizar o sistema de mensagens online para se comunicar. Os agendamentos de tarefas e avaliações é muito interessante e merece ser conferido, bem como o rastreamento do desempenho dos alunos. Para convidar mais pessoas para o seu ambiente, basta enviar convites. My Big Campus disponibiliza aplicativos para dispositivos móveis iOS e Android para que se possa acompanhar o que acontece de onde quisermos. Vale a pena comparar com o nosso novo ambiente de aprendizagem.

Enhanced by Zemanta

Skitch – edição de imagens não convencional

Skitch é um aplicativo para iOS e Android para a edição de imagens. Skitch permite que o usuário capture telas e desenhe sobre suas imagens. Pode-se desenhar com o mouse, com os dedos, tocando a tela, ou utilizando as ferramentas de formas e texto disponibilizadas por Skitch. Muito útil para fazermos comentários, anotações, indicarmos algo, chamarmos a atenção, fazermos roteiros em mapas ou simplesmente nos divertir, fazendo desenhos e escrevendo sobre uma foto. Tudo muito rapidamente, no celular, tablet ou desktop. Recentemete Skitch foi compardo pela Evernote e integrado ao mesmo. Dessa forma tornou-se também um aplicativo de bookmark, pois podemos organizar e guardar nossas imagens e acessá-las de qualquer dispositivo.

Enhanced by Zemanta

Doink – uma rede social animada

Doink Express é uma rede social móvel baseada em um aplicativo para iPad , iPhone e iPod que possibilita a craição de animações em mensagens. É uma maneira criativa e divertida de dar mais vida às suas mensagens. Podemos desenhar e incoporar imagens e sons de nossos dispositivos ou da biblioteca do aplicativo. Depois da animação criada podemos enviá-la por e-mail, compartilhá-la em redes sociais ou em stream. Podemos acessar os doinks criativos de outros e enviar mensagens diretas para seus autores. As mini animações de Doink podem tornar-se um Instagram animado, haja visto já existirem 400 mil usuários e 2 milhões de animações criadas.

 

Enhanced by Zemanta

Thinklink – crie imagens interativas e compartilhe

passe o mouse sobre a imagem

Thinklink é uma fantástica ferramenta para criarmos imagens interativas e compartilhá-las na internet. Thinklink é muito fácil de usar. Basta subir uma imagem de seu computador, do Flickr ou de uma url e começar a escolher onde colocar as interações. Ao clicarmos em determinado local da imagem que queremos seja interativo, aparece um quadro de diálogo para fazermos uma descrição e incluir alguma outra mídia, como uma música, um vídeo ou outra imagem. Depois de publicarmos a imagem ganha uma url própria e um código para incorporação e, então, podemos compartilhá-la com os amigos. Com Thinklink Facebook, Tumblr e Tweeter ganham novas formas de interatividade. Veja um exemplo de um infográfico com tags.

Enhanced by Zemanta

GoodSemester – a plataforma de aprendizagem divertida

GoodSemester é um local onde estudantes e professores podem iniciar seus cursos, juntar-se a alguma determinada classe ou disciplina, organizar e compartilhar notas e armazenar toda sua produção acadêmica na nuvem. Não trata-se de mais um LMS ou gerenciador de aprendizado e sim um local onde o Evernote encontra o Google Docs que, por sua vez, encontra o Dropbox. O que existe em comum nos três produtos citados é o fatos de todos facilitarem a colaboração como um utilitário para os indivíduos. Um estudante pode convidar alguém para colaborar em um texto do Google Docs mas, esse texto, é dele. Da mesma forma, GoodSemester tem um modelo focado no usuário, como ferramenta de autoria e produção para as aulas. Quando nos logamos, vemos nosso feed de atualizações, baseado nas atividades que estamos desenvolvendo na plataforma. Uma última característica da ferramenta é um sistema analítico avançado de avaliações muito interessante. Essa feature só está disponível para quem paga.

Enhanced by Zemanta

Einztein – sementes para inovação futura na educação aberta

Einztein é organização sem fins lucrativos com sede em Snata Monica, CA, que acreditam em um mundo onde o aprendizado deve acontecer em função do desejo das pessoas em aprender e n ão de privilégios. Através de uma rede social de aprendizado, Einztein funciona como um campus universitário aberto a partir do qual os alunos on-line podem facilmente explorar o universo de cursos online gratuitos entregues por qualquer combinação de texto, áudio, vídeo e outras mídias. Todos os cursos apresentados são escolhidos por sua equipe editorial e passam por uma análise quanto a sua qualidade e integrabilidade. Essa combinação de conteúdo aberto, um local para se encontrar cursos de interesse, ferramentas agregadas para a execução desses cursos, fóruns de discussões e ferramentas de gestão parecem ser uma tendência cada vez maior na educação do futuro próximo.

Einztein Open Education Week from Marco Masoni on Vimeo.

Enhanced by Zemanta

Squag – rede social para autistas

Colaboração de Felipe Soares


Aquag é uma rede social específica para crianças e adolescentes com autismo. Crianças com autismo encontram dificuldades para criar e manter relações de amizade, apesar da vontade de querer criá-las. Squag propicia uma plataforma segura onde autistas podem aproveitar os benefícios de uma rede social, enquanto mantém um espaço reflexivo onde podem interagir com seus pais e colegas. Squag tem total controle dos pais n as atividades das crianças e está baseado na sensibilidade, segurança e comunidade. As interações são feitas um a um e compartilhamento de arquivos não é permitido.

Enhanced by Zemanta
PHP Warning: Missing argument 2 for wp_widget() in \\fs-educ\site\corporativo\conexaote.portaluniversitario.com.br\web\wp-includes\widgets.php on line 76