Arquivo para ‘colaboração’ Categoria

Airtime – vídeo chat humanizando a internet

Airtime é um site para vídeos sociais criado pelo fundadores da Napster Sean ParkerShawn Fanning. Airtime coloca o usuário no palco com algum amigo ou algum desconhecido intereessante para um vídeo chat. Não precisa instalar nenhum aplicativo pois funciona diretamente do browser. Já existe um aplicativo para o Facebook que coloca as pessoas lado a lado na tela.Basta dar algumas permissões e você terá todos os amigos online disponíveis para um vídeo chat. Basta convidar. Aplicativos para dispositivos móveis em iOS e Android breve serão lançados. Pode-se compartilhar vídeos do Youtube para ver juntos ou simplesmente conversar. Pode-se dizer que é um Skipe mais divertido ou um Hangout do Google + cara a cara. A ideia dos fundadores é a de proporcionar uma ferramenta para aproximar e alegrar mais as pessoa.

Artigos Relacionados

daPulse – a comunicação em um único fórum

daPulse é uma solução para simplificar a comunicação interna das empresas, mas que serve muito bem para fins educacionais. A plataforma encoraja o compartilhamento das informações através de um único canal, chamados de pulses. Os usuários então seguem somente pulses que são do seu interesse, que podem ser dimensionados conforme as necessidades de comunicação. Recentemente daPulse foi incorporado no construtor de sites pessoais Wix, permitindo a inclusão de um canal de comunicação dentro do site que os usuários estão criando.

 

 

Lore – a educação cada vez mais social

Lore, em 2011 denominada CourseKit, é mais uma rede social educacional. Com o objetivo claro de mudar a maneira com que professores e alunos se comunicam, Lore pretende ser um mix de Edmodo, Blackboard, Facebook, Twitter e Google+. Lore é um site centrado no professor para se construir algo em torno de determinado curso, ou seja, um AVA. Os professores convidam seus alunos para juntarem-se aos seus cursos e estes interagem com os materiais postados, atividades, perguntas, fórums, avaliações, etc. Novos recursos incluem livros online, um canal para os alunos fazerem perguntas, páginas de perfil com informações dos interesses e realizações dos colegas. Lore já funciona em mais de 600 estabelecimentos de ensino superior nos EUA.

Enhanced by Zemanta

myHistro – linha do tempo e mapa juntos

myHistro é um construtor de linhas do tempo acoplada a um criador de mapas. myHistro pode construir linhas do tempo pessoais ou sobre um tema ou eventos da História. Cada evento incluído na linha do tempo permite a inclusão da geolocalização utilizando o Google Maps. A ferramenta pode ser utilizada online ou no aplicativo gratuito para iPad. É muito simples de usar e permite a criação de linhas do tempo bastante interessantes. Possui uma característica colaborativa já que podemos convidar outras pessoas para participarem de nossas criações. As linhas do tempo geradas podem ser interativas, mostradas por eventos ou na forma de slide show, utilizando um player. As linhas do tempo podem também ser facilmente incorporadas em outros sites, blogs e redes sociais. Confira a linha do tempo da História dos Jogos Olímpicos Modernos.

Enhanced by Zemanta

Grid – planilha repensada para tablets

Grid é uma aplicativo da Binary Thumb para iPad e iPhone que modifica a maneira de apresentarmos planilhas para além de números. O aplicativo ainda é beta e é necessário convite para ser baixada. Grid cria spreadsheets interativos para organizarmos qualquer assunto como viagens, trabalhos, obras, festas, etc. A planilha aceita a inclusão de imagens, vídeos, localizações, contatos, áudios. A planilha criada em Grid pode ser compartilhada para se trabalhar colaborativamente com outras pessoas. Outra novidade é The Maestro, um sistema de input que dispensa a navegação em menus para achar aquilo que procuramos. Basta deslizarmos o dedo – swipe – para a esquerda para incluirmos coisas e para a direita para fazermos modificações de visualização, etc. Os vídeos abaixo mostram melhor como funciona.

 

Enhanced by Zemanta

 

A Spreadsheet App For iPads That Makes Number-Crunching A Treat

Branch – um novo conceito para fórums

Branch é uma nova maneira de conversar online. Também idealizada pelos fundadores do Twitter mencionado no post anterior, acredita-se que essas duas novas ferramentas venham a se integrar no futuro, mudando a maneira de publicar, colaborar e compartilhar mídias. Tal qual o Medium, Branch ainda não está totalmente disponível para o público. É necessário ser convidado. Branch é basicamente um fórum de discussões onde alguém posta algum tópico e outros fazem seus comentários a respeito do assunto tratado. Inicia-se uma discussão sobre determinado assunto e adiciona-se outras pessoas para o debate via e-mail ou Twitter. Desta forma a discussão é fechada e tem controle sobre o grupo fechado. Se depois resolver tornar o resultado público, publica-se onde bem entender, como num blog WordPress, por exemplo. Confira a estrutura de um branch.

 

Enhanced by Zemanta

Medium – plataforma de publicação repensada

Medium é uma plataforma de publicação inédita, desenvolvida a partir do zero pela incubadora The Obvious Corporation. Ainda sob o formato de read only, foi idealizada pelos fundadores do Twitter Evan Williams e Biz Ston que defendem que as mídias são o tecido de conexão da sociedade. Medium foi projetado para permitir que as pessoas escolham o nível de contribuição preferido. Postar em Medium é muito fácil, e pode-se fazê-lo sem ter o ônus de tornar-se um blogueiro ou de se preocupar com uma audiência. Todos os posts são organizados em coleções que são definidas por um tema e um template. Os leitores podem então indicar algo interessante que tenha sido lido, dar feedback ao autor, aumentando a possibilidade de que aquele post seja lido por amis pessoas. As coleções podem ser privadas ou abertas a contribuições. Os posts melhor rankeados aparecem no topo.

Enhanced by Zemanta

Skillshare – a aprendizagem colaborativa

Skillshare é uma startup que propicia o aprendizado ponto a ponto, permitindo que qualquer pessoa possa criar classes ou aulas baseado em sua experiência individual. A ideia é a de criar uma plataforma atarvés da qual as pessoas pudessem se reunir e aprender coisas novas. Porém Skillshare era limitado pois os usuários só podiam participar de classes que aconteciam em sua área local. Agora Skillshare permite que professores possam criar suas classes e disponibilizá-las offline globalmente. São as agora chamadas classes híbridas. Skillshare acredita que esse novo modelo tornará a aprendizagem colaborativa muito mais atrativa, pois poderá ser complemnentada com as aulas locais online.

Enhanced by Zemanta

Schoolwires – conectando comunidades

Schoolwires é uma empresa que fornece soluções de comunicação e colaboração baseadas na internet para escolas e comunidades dos ensinos fundamentais. O principal produto é o Centricity2, uma ferramenta para a construção de sites e gerenciamento de conteúdos que atende praticamente todas as necessidades das escolas e distritos. A atualização remota de conteúdos e a criação de comunidades e grupos por quem for autorizado é o grande diferencial. Para os alunos e professores são oferecidas ferramentas de aprendizado e avaliações que mantém os estudantes mais engajados. Outras soluções são o Nimbus, uma plataforma social de aprendizado segura e o Greenleaf, um programa virtual de trocas de informações e experiências visando uma diversidade cultural a nível internacional.

Enhanced by Zemanta

GoingOn – mais comunicação para os universitários

GoingOn é uma plataforma social que fornece uma solução on-demand para a construção de uma rede de comunicação privada para entidades do ensino superior. Com GoingOn, alunos e professores podem mais facilmente se conectar, colaborar, se comunicar e trocar recursos e aprender. GoingOn combina serviços e ferramentas colaborativas inteligentes e um mural de mensagens ao estilo Facebook, oferecendo um poderosos ambiente de aprendizagem informal para todo o campus. A solução de GoingOn permite a integração da plataforma ao LMS da instituição e ao SIS, student information system, facilitando a customização da solução para as necessidades das instituições.

Enhanced by Zemanta

OER Commons – compartilhando conhecimento

OER Commons é um acervo de mais de 32 mil recursos educacionais com a curadoria da ISKME – Institute for thr Study of Knowledge Management on Education.  Esses conteúdos podem ser compartilhados, adaptados e misturados para se adaptar às necessiedades individuais de ensino e aprendizado. A principal meta da OER Commons é a de criar um ecossistema educacional em torno do compartilhamento aberto de recursos e de conhecimentos para a melhoria da educação. Eventoe e treinamentos para professores são organizados em todo o mundo. Recentemente foram adicionadas novas ferramentas de busca que tornam a pesquisa bem mais fácil. Essas ferramentas incluem botão de bookmark, barra personalizada para o navegador, aplicativo de busca para tablets e smartphones, entre outros. A biblioteca da OER Commons além de vasta, é muito rica. Vale a pena conferir.

Enhanced by Zemanta

iCreate to Educate – aprendendo com animações

iCreate to Educate é uma aplicação quer permite aos estudantes criarem modelos de processos científicos, como a fotossíntese, e transformá-los em vídeos. Os estudantes precisam apenas de pedaços de papel, clips e outros materiais básicos além do computador e uma câmera. Os estudantes trabalham em grupos e utilizam suas próprias mãos em um trabalho motivado pelo uso da tecnologia. iCreate to Educate utiliza SAM Animations, um software com origens na National Science Foundation e provê um método intuitivo para os estudantes expressarem suas ideias e desenvolverem a compreensão dos conteúdos. Confira alguma produções.

 

Enhanced by Zemanta

Edshelf – prateleira digital para educadores

Edshelf é um diretório de ferramentas educacionais digitais para educadores. Devido a enorme quantidade de conteúdos educacionais on-line, torna-se difícil e dispendioso em termos de tempo, para educadores pesquisarem e encontrarem as ferramentas educacionais que melhor adaptam-se às suas necessidades. Edshelf facilita essa busca para os educadores disponibilizando um diretório de conteúdos educacionais bastante fácil de pesquisar. Edshelf permite aos educadores buscar e descobrir novas ferramentas, ver o que outros educadores estão usando e como e guardar, avaliar e comentar suas ferramentas favoritas convidadr outros professores e criar grupos. Pode-se fazer a busca por preço, assunto, nível de ensino, plataforma, e categoria. Bastante útil para economizar tempo.

Enhanced by Zemanta

MentorMob – playlists de aprendizagem

MentorMob é uma plataforma on-line que cria caminhos de aprendizagem utilizando vídeos e outras mídias e os organizando de forma a simplificar as buscas. MentorMob tenta mudar a maneira pela qual as pessoas aprendem on-line através da organização e do monitoramento de conteúdos gerados pela comunidade  (crowd sourced content). Quando pesquisamos algo no Google, provavelmente iremos conferir alguns dos resultados e de forma aleatória. Não existe a garantia que também iremos encontrar as respostas que desejamos. Em MantorMob, essas buscas ficam organizadas por passos a serem seguidos pelo aluno, facilitando e organizando o conteúdo pesquisado. É muito fácil de montarmos esses roteiros, bastando subir arquivos ou links de outros sites, descrevermos e rotulá-los. Outra característica interessante é a possibilidade de inserirmos testes  ou comentários entre as etapas de um roteiro. Vale a pena conferir.

 

Enhanced by Zemanta

eBean Connect – colaboração de móvel para lousa

eBean Connect é um novo software baseado na web desenvolvido pela Luidia, que desenvolve tecnologias eBean para lousas interativas. eBean Connect permite a interação entre alunos e professores utilizando qualquer artefato que acesse a internet como tablets, smartphones e notebooks. eBean Connect permite a colaboração navegador-navegador e navegador-lousa interativa onde, qualquer número de professores e estudantes, podem iniciar ou se juntar a sessões para criar, capturar e compartilhar em tempo real. As produções ficam nanuvem. eBean Connect é o primeiro produto de uma série que irão compor o projeto beta eBeanLabs. A missão do programa é dar acesso antecipado de produtos ainda não distribuídos, para que professores e alunos forneçam feedback a equipe de desenvolvedores. Já existe um aplicativo para iPhone, o SnapCam, que envia as fotos tiradas com o iPhone para o eBean Connect.

Enhanced by Zemanta

My Big Campus – ambiente de aprendizagem lightspeed

My Big Campus é uma plataforma de aprendizado colaborativa que fornece acesso a recursos e pessoas fazendo com que o aprendizado torne-se atraente, divertido e real. My Big Campus permite que as escolas e professores criem salas de aula virtuais com bibliotecas de vídeos, sites de internet, wikis e mais. Pode-se criar grupos, blogs, fórums  e utilizar o sistema de mensagens online para se comunicar. Os agendamentos de tarefas e avaliações é muito interessante e merece ser conferido, bem como o rastreamento do desempenho dos alunos. Para convidar mais pessoas para o seu ambiente, basta enviar convites. My Big Campus disponibiliza aplicativos para dispositivos móveis iOS e Android para que se possa acompanhar o que acontece de onde quisermos. Vale a pena comparar com o nosso novo ambiente de aprendizagem.

Enhanced by Zemanta

Zootool – bookmark útil e divertido

Zootool é um serviço de bookmarking visual gratuito, divertido e fácil de usar. Zootool permite marcar, organizar e compartilhar seus links favoritos da web, imagens, vídeos e documentos de maneira muito fácil. Basta instalar a extensão para o navegador e começar a bookmarking. Organizamos nossos bookmarks em prateleiras e adicionamos palavras chaves para facilitar a organização e a busca posterior. Os bookmarks aparecem todos visualmente, parecendo a página do Pinterest. O compartilhamento pode ser feito usando as já tradicioonais redes sociais ou via e-mail. Podemos inclusive importar bookmarks do Delicious, Pinboard e muitos outros serviços atrelados ao browser. Aplicativos para iOS e Android também estão disponíveis. Ótima ferramenta para educadores e estudantes usarem e compartilharem suas pesquisas online.

Enhanced by Zemanta

Cacoo – projetos colaborativos em tempo real

Cacoo é um recurso para a criação colaborativa de diagramas, permitindo a inclusão de formas, textos, elementos para serem arrastados e, o mais legal, o upload de imagens. O aspecto colaborativo é o de podermos convidar outras pessoas para participarem de nossas criações, em tempo real. Podemos inclusive trocar ideias via chat ou vídeo conferência usando o Skype. Se utilizarmos outro recurso bastante interessante, o Cacoo para Google+ Hangouts, o aplicativo torna-se um quadro interativo virtual. Podemos então trabalhar em um determinado projeto a quilômetros de distância, parecendo que estamos na mesma sala. Veja um tour da ferramenta japonesa.

Enhanced by Zemanta

Hackpad – o wiki simples e intuitivo

Hackpad é uma plataforma de wiki que se demomina o melhor wiki já feito. Hackpad é um sistema de edição colaborativa online que permite aos usuários a elaboração colaborativa de conteúdos em tempo real. Sua interface simples e bonita é muito intuitiva. Pode-se logar com Facebook ou Google e siar criando e editando os docs ou pads. O nome dos participantes aparecem no lado direito da página e uma barra colorida diferente aparece onde cada um fez alguma intervenção no texto. A edições acontecem em tempo real permitindo a visualização do que cada um está escrevendo. O menu superior traz todas uma série de pequenas ações para todas as ações que necessitamos. A maneira visual de apresentação de links, imagens, vídeos, etc. é muito bem bolada. Usuários de Mac contam também com  um aplicativo desktop.

Enhanced by Zemanta

GoodSemester – a plataforma de aprendizagem divertida

GoodSemester é um local onde estudantes e professores podem iniciar seus cursos, juntar-se a alguma determinada classe ou disciplina, organizar e compartilhar notas e armazenar toda sua produção acadêmica na nuvem. Não trata-se de mais um LMS ou gerenciador de aprendizado e sim um local onde o Evernote encontra o Google Docs que, por sua vez, encontra o Dropbox. O que existe em comum nos três produtos citados é o fatos de todos facilitarem a colaboração como um utilitário para os indivíduos. Um estudante pode convidar alguém para colaborar em um texto do Google Docs mas, esse texto, é dele. Da mesma forma, GoodSemester tem um modelo focado no usuário, como ferramenta de autoria e produção para as aulas. Quando nos logamos, vemos nosso feed de atualizações, baseado nas atividades que estamos desenvolvendo na plataforma. Uma última característica da ferramenta é um sistema analítico avançado de avaliações muito interessante. Essa feature só está disponível para quem paga.

Enhanced by Zemanta
PHP Warning: Missing argument 2 for wp_widget() in \\fs-educ\site\corporativo\conexaote.portaluniversitario.com.br\web\wp-includes\widgets.php on line 76