Arquivo para ‘interatividade’ Categoria

Haier – a TV controlada pelos os olhos

Haier, a maior fabricante chinesa de televisões e outros utensílios domésticos, está demonstrando talvez a única grande inovação na IFA 2012. Uma televisão controlada pelos olhos do usuário. Depois de calibrar os olhos, usando uma unidade de monitoramento ocular feita pela Tobii, o usuário é capaz de controlar um cursor na tela da TV, somente fixando o olhar. Pode-se percorrer um carrossel de programas ou o seletor de volume e, ao piscar fazermos a escolha ou com um duplo piscar abrir ou ativar o conteúdo. Isso vai bem além da TV controlada por gestos. Funciona também na interface gráfica do computador mostrada na tela da TV.

Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta

Fluid Interfaces – interação digital radicalmente repensada

Fluid Interfaces é um grupo de pesquisadores do MIT Media Lab que radicalmente repensam a maneira que interagimos com informações e serviços digitais. Porque ainda usamos um mouse e teclado, objetos inventado a mais de 40 anos, para interagirmos com nosso mundo digital? Os pesquisadores procuram transformar essas interações para que tornem-se mais naturais no nosso cotidiano. Trabalham em experimentos que abrangem as áreas de realidade aumentada, objetos responsivos, interações colaborativas e materiais programáveis. Fluid Interfaces desenham e investigam interfaces que possuam uma camada de informação digital que expande o nosso mundo físico e acaba com a ideia de botões para trabalhar com gestos naturais. Os objetos cotidianos e o espaço em nossa volta passam a ser responsivos através de displays e sensores. Isso oferece oportunidades para aprendermos e interagirmos para melhorar nossas vidas. Projetos muito interessantes para quem gosta de inovações na tecnologia.

Enhanced by Zemanta

Molecular Workbench – interatividades científicas

Molecular Workbench é um repositório gratuito de simuladores interativos e lições para Ciências desenvolvido pelo the Concord Consortium. Os simuladores permitem a troca de variáveis para ver o que acontece e possuem o formato de lição permitindo que o aluno faça os exercícios incorporados. São disponibilizados centenas de experimentos de Física, Química, Biologia, Biotecnologia e Nanotecnologia. Muito bem escritos e desenhados, os simuladores explicam os conceitos muito claramente. Os simuladores podem também ser customizados pelo professor para melhor atender as suas necessidades pois possuem código aberto. O educador pode utilizá-lo em sala de aula com telões ou em cursos online e os alunos podem utilizá-los e salvá-los como avaliação.

Enhanced by Zemanta

Noodle – a busca por educação facilitada

Noodle é uma plataforma que reúne um mecanismo de recomendação online e rede social para a busca de informações sobre aprendizado. Os usuários recebem informações personalizadas de todos os níveis de ensino sobre educação formal ou informal, tutores por região, programas de estudo no exterior, programas, cursos, eventos, etc. Noodle coleta as melhores informações de provedores de educação e, através de seu engajante mecanismo de busca, disponibiliza informações e recomendações para a melhor tomada de decisão por parte dos usuários. Noodle conseguiu criar uma virtuosa comunidade de consumidores de serviços educacionais, provedores destes serviços e fornecedores de informações educacionais. Atualmente, mais de 170 mil instituições estão catalogadas na rede do Noodle. Noodle é o Google para educação.

ShowMe – vídeo aulas no iPad

ShowMe é um aplicativo gratuito para iPad que permite a produção de aulas e tutoriais em pequenos vídeos, através de uma interface em branco onde podemos gravar áudios, fazer uploads de imagens e vídeos, desenhar, etc. Essa aulas formam uma comunidade online onde podemos buscar o aprendizado ou ensinar as disciplinas de Matemática, Ciências, Estudos Sociais, Artes e outros. Atualmente ShowMe já acumula mais de 1,5 milhão de lições e já tornou-se líder na educação utilizando o iPad, com 400 mil downloads do aplicativo. ShowMe, como qualquer aplicativo para telão, captura o que o usuário vai desenhando e escrevendo no iPad e vai gravando o áudio simultaneamente. As criações podem então ser armazenadas e compartilhadas.

 

Enhanced by Zemanta

SparkBridge – aplicativo móvel cooperativo

SparkBrige é uma plataforma para a edição de aplicativos móveis que agrega ambientes de aprendizagem informais, visitantes e autores de conteúdo. SparlkBridge está focado na criação de de novas maneiras de se utilizar a tecnologia como ferramenta inspiradora de exploração e novas descobertas. SparkBridge foi fundada pelo pessoal do Vancouver Aquarium e Fable Vision Studios e desenvolveram um aplicativo de exploração do aquário chamado Snappz. Snapzz é uma espécie de jogo de caça ao tesouro para os visitantes explorarem e descobrirem os atrativos do aquário em seus dispositivos móveis. Essa nova utilização da tecnologia permite novos níveis de interação e o desenvolvimento de aplicativos inovadores que cumprem objetivos estratégicos das instituições.

Enhanced by Zemanta

Meograph – conte histórias em 4D

Meograph é uma ferramenta digital recentemente lançada para contarmos histórias baseadas na localização através de mapas, linha do tempo, texto e mídias como imagens, vídeos e narrações. Meograph é baseado no plugin para navegadores do Google Maps e Google Earth e, nesta fase beta, só roda no Chrome. Enquanto a história se desenrola, podemos pausar para melhor explorarmos alguma mídia ou avançar e retroceder na linha do tempo. Com Meograph fica muito fácil de produzir e compartilhar histórias multimídias explorando fatos, contexto, multimídia e interatividade sem ter que recorrer a ferramentas caras e complicadas como o Final Cut, por exemplo. A interface é bastante simples o que torna a criação bastante simplificad, bastando ir inserindo datas, texto, mídias e localizações.

Enhanced by Zemanta

Kinesis.io –aplicativos com interações gestuais

Kinesis.io é um framework para a contrução de aplicativos que utilizem o Kinect para interagir através de gestos. Kinesis disponibiliza, além da SDK, uma comunidade para a discussão de projetos, um simulador que pode ser baixado para simular o Kinect da Microsoft e ainda elementos de interface para os usuários. É similar a outras bibliotecas JS, como o jQuery.
É necessário convite para participar e baixar os componentes.

Enhanced by Zemanta

Mixed Reality –maquetes virtuais no mundo real

Mixed Reality é um sistema desenvolvido pela Canon que permite aos designers uma nova maneira de visualizar suas criações. Mixed Reality combina realidade aumentada com o espaço físico utilizando um display montado em uma espécie de capacete, permitindo ao usuário percorrer o ambiente dentro de uma maquete 3D projetada, por exemplo. As pessoas podem abrir a porta de um carro virtual, utilizando um controlador de movimentos nas mãos. A visualização e movimentação assemelha-se a de um PlayStation. Pode-se também incluir camadas mais sofisticadas que permitem até a troca de cores dos objetos. O conceito é de realidsade aumentada, mas muito melhor do que visualizar em um smartphone ou monitor de computador. A aplicações pensadas pela Canon abrangem os campo de treinamento cirúrgico, educacção e vendas, onde os clientes podem testar produtos virtualmente.

 

Enhanced by Zemanta

Makey Makey – objetos e computadores se falando

Colaboração de Marcos Vinícius Koga


Makey Makey é um kit que transforma qualquer objeto em tecla, tornando-se um periférico do computador. O projeto foi desenvolvido por dois estudantes do MIT MediaLab e está exposto na sempre criativa plataforma de arrecadação Kickstarter. O funcionamento é muito simples. Basta ligar o cabo na placa eletrônica ligada ao computador e conectá-lo a um objeto. Este objeto passa então a se comunicar com o computador e podemos interagir através dele. Desta forma, os mais inusitados objetos, como bananas, folhas de papel e degraus de uma escada, passam a agir como uma tecla de comando do computador, permitindo tocar músiccas, jogar games, entre outros.

Enhanced by Zemanta

ZeroN – nova tecnologia interativa desafia a gravidade

ZeroN é um projeto do Tangible Media Group, que faz parte do MIT Media Lab, e consiste em um sistema capaz de controlar a trajetória de uma bola metálica no ar, fazendo-a, literalmente, levitar. A levitação magnética pode ser controlada por computador ou movida por mãos humanas. Fazem parte do sistema a acoplagem de um sistema de rastreamento e um projetor que fazem a bola mover-ser para qualquer direção ou simplesmente, ficar parada em pleno ar. As aplicações para a tecnologia, ainda um tanto abstratas, podem incluir o desenvolvimento de novos games e modelagem de objetos em 3D.

Enhanced by Zemanta

Leap – sem mouse e sem teclado

Leap Motion é um periférico USB que cria um espaço de interação com o computador em 3D. A tecnologia de reconhecimento de movimentos não é novidade pois já conhecemos o Kinect. Mas a aplicação em um hardware compacto e portátil e a integração com o sistema operacional é bastante interessante. Leap é capaz de distinguir dedões de dedos e até objetos como lápis, por exemplo. Isso possibilita ao usuário uma interação nunca experimentada utilizando somente movimentos naturais. Leap comunica-se com seu software instalado no computador e trnsmite os comandos ao sistema operacional da máquina. Segundo a empresa fabricante, Leap é uma tecnologia 200 vezes mais sensível que qualquer outro produto touch free. Melhor assistir ao vídeo para entender.

Enhanced by Zemanta

Link EZ2 – a parede vira tela interativa

Link EZ2 é uma unidade portátil desenvolvida pela Hitachi que transforma qualquer superfície plana em uma tela interativa sensível ao toque. Basta projetar a imagem em um quadro ou parede, fixar a unidade StarBoard Link EZ2 na parte superior, ajustar os sensores laterais e começar a interagir com seus dedos ou canetas, através de gestos multitoques. Precisa instalar o software SBS na computador que gera as imagens. Até três pessoas podem colaborar ao mesmo tempo e a área sensível pode variar de 115 a 230 cm. O software possui integração com o Google Image, bastando arrastar as imagens para o quadro, reconhecimento de escrita e conversão para texto e as barras de ferramentas são totalmente customizáveis.

Enhanced by Zemanta

Touché – tudo vira interface

Colaboração de Alexandre Shima


Touché é uma nova tecnologia para interfaces tácteis desenvolvida pela Disney Research que detecta gestos e o toque em praticamente qualquer superfície, inclusive a água. Touché funciona através da detecção de sinais capacitivos de toda gama de frequências. Os sistemas típicos são capazes de captar apenas um único sinal de frequência. Essa capacidade de reconhecimento permite reconhecer exatamente como nós interagimos com um objeto ou superfície, não se limitando a diferenças de tipos de superfície. Isso pode incluir a incorporação de diferentes tipos comandos conforme é feito o toque, quando utilizados em pinças ou ganchos, por exemplo.

Enhanced by Zemanta

Skitch – edição de imagens não convencional

Skitch é um aplicativo para iOS e Android para a edição de imagens. Skitch permite que o usuário capture telas e desenhe sobre suas imagens. Pode-se desenhar com o mouse, com os dedos, tocando a tela, ou utilizando as ferramentas de formas e texto disponibilizadas por Skitch. Muito útil para fazermos comentários, anotações, indicarmos algo, chamarmos a atenção, fazermos roteiros em mapas ou simplesmente nos divertir, fazendo desenhos e escrevendo sobre uma foto. Tudo muito rapidamente, no celular, tablet ou desktop. Recentemete Skitch foi compardo pela Evernote e integrado ao mesmo. Dessa forma tornou-se também um aplicativo de bookmark, pois podemos organizar e guardar nossas imagens e acessá-las de qualquer dispositivo.

Enhanced by Zemanta

Penveu – quadro interativo sem whiteboard

Penveu é uma caneta que torna qualquer projetor ou monitor de tela grande  interativos.  Penveu pode funcionar como mouse, para navegar e apontar ou como caneta, para fazer anotações e marcações na tela. Penveu cria um quadro interativo virtual sem a necessidade do hardware incômodo e caro. O sistema desnvolvido por Penveu utiliza uma caneta wireless e ink-less para interagir com um display ou com a imagem projetada em uma parede ou outro suporte, como se estivéssemos interagindo com uma caneta em um tablet. A instalação de Penveu e o manuseio é muito fácil. Gestos feitos no ar podem abrir notas a um alcance de até 12 metros de distância. Sua memória interna incorporada ao hardware e os controles de interface deixam a caneta Penveu um pouco gordinha.

Enhanced by Zemanta

Cacoo – projetos colaborativos em tempo real

Cacoo é um recurso para a criação colaborativa de diagramas, permitindo a inclusão de formas, textos, elementos para serem arrastados e, o mais legal, o upload de imagens. O aspecto colaborativo é o de podermos convidar outras pessoas para participarem de nossas criações, em tempo real. Podemos inclusive trocar ideias via chat ou vídeo conferência usando o Skype. Se utilizarmos outro recurso bastante interessante, o Cacoo para Google+ Hangouts, o aplicativo torna-se um quadro interativo virtual. Podemos então trabalhar em um determinado projeto a quilômetros de distância, parecendo que estamos na mesma sala. Veja um tour da ferramenta japonesa.

Enhanced by Zemanta

Thinklink – crie imagens interativas e compartilhe

passe o mouse sobre a imagem

Thinklink é uma fantástica ferramenta para criarmos imagens interativas e compartilhá-las na internet. Thinklink é muito fácil de usar. Basta subir uma imagem de seu computador, do Flickr ou de uma url e começar a escolher onde colocar as interações. Ao clicarmos em determinado local da imagem que queremos seja interativo, aparece um quadro de diálogo para fazermos uma descrição e incluir alguma outra mídia, como uma música, um vídeo ou outra imagem. Depois de publicarmos a imagem ganha uma url própria e um código para incorporação e, então, podemos compartilhá-la com os amigos. Com Thinklink Facebook, Tumblr e Tweeter ganham novas formas de interatividade. Veja um exemplo de um infográfico com tags.

Enhanced by Zemanta

Tobii Gaze – controle o computador com os olhos

Tobii Gaze é uma tecnologia desenvolvida pela empresa especialista em eye-tracking Tobii que permite navegar computadores, notebooks e tablets simplesmente olhando para eles. A interação direta, simplesmente usando os olhos, melhora a experiência, velocidade e a intuitividade no uso de interfaces para computadores. Um sistema para a interface Metro style do Windows 8 já foi testado pela Tobii. O sistema combina o rastreamentop dos olhos com o touchpad. Desta forma combinamos a navegação com os olhos e fazemos ajustes finos usando e ativando outros comandos usando o trackpad. A empresa deposita grandes esperanças na utilização de sua tecnologia pela Microsoft.

Enhanced by Zemanta

Exoplanets – book app versus e-books

Journey to the Exoplanets é um ótimo exemplo de livro digital que mostra as vantagens de aplicativos versus e-books. A revista Scientific American e a editora Farrar, Straus and Giroux lançaram esse novo e interessante aplicativo para iPad desenvolvido pela agência digital Brandwidth e custa 9,99 dólares. O livro digital em forma de aplicativo aborda o que existe além do nosso Sistema Solar de forma bastante interativa e com conteúdos muito interessante e experiências magníficas para os entusiastas do espaço.  Journey to the Exoplanets buscar tanto educar como entreter os leitores, explicando conceitos básicos ao mesmo tempo que dispionibiliza um construtor de planetas onde descobre-se as variáveis que influenciam a sustentabilidade da vida. Vale desembolsar as 10 doletas.

Enhanced by Zemanta
PHP Warning: Missing argument 2 for wp_widget() in \\fs-educ\site\corporativo\conexaote.portaluniversitario.com.br\web\wp-includes\widgets.php on line 76