Nosso Blog-TE completou 5 anos de existência. Neste período foram publicados mais de 1 200 posts com dicas, links e referências de inovações em diversos assuntos, como tecnologia educacional, desenvolvimento, design, marketing, redes sociais, entre outros. Para comemorar o aniversário, mudamos o visual do Blog-TE para uma tema mais moderno,  eliminamos a necessidade de ter que se logar para acessar o blog e mudamos a URL para http://blogte.educacional.net. A restrição de visualização é agora feita através do endereço IP e não mais por login e senha. Com isso, o acesso às informações e dicas do blog ficam bem mais fáceis. Esperamos que essas melhorias permitam uma maior participação do pessoal da Tecnologia Educacional com sugestões de pautas, comentários e participações.

- 1 Comentário

O infográfico da Online Colleges nos mostra a integração de smartphones e tablets nas salas de aula e como os educadores e estudantes estão procurando novas maneiras de aplicá-los ao processo de aprendizagem. Aplicativos para esses dispositivos podem ajudar a automatizar processos de sala de aula atual ou apresentar novas formas de aprender, que anteriormente não haviam sido exploradas. Já existem blogs e sites específicos para filtrar e recomendar aplicativos por temas e faixa etárias, além de bibliotecas bastantes vastas na Apple e Google.

Enhanced by Zemanta
- Comente!

Vizify é uma ferramenta gratuita para criar uma biografia visual de quem você é e o que você fez ou faz, na forma de um infográfico interativo. Vizify traz informações de serviços sociais como o Twitter, Facebook, Linkedin, Foursquare e cria o seu perfil no formato de páginas para os diversos temas como formação profissional, localização, estatísticas de tweets, fotos, factoides, etc. As páginas podem ser completamente editadas, rearranjadas, apagadas ou pode-se criar novas com outras mídias fora das redes sociais. O resultado visual é bastante atraente e a interface de edição muito legal, permitindo alterações de cores nas visualizações e a adição ou supressão de algum serviço social. Uma maneira diferente de alunos montarem portfólios.

Enhanced by Zemanta
- Comente!

Airtime é um site para vídeos sociais criado pelo fundadores da Napster Sean ParkerShawn Fanning. Airtime coloca o usuário no palco com algum amigo ou algum desconhecido intereessante para um vídeo chat. Não precisa instalar nenhum aplicativo pois funciona diretamente do browser. Já existe um aplicativo para o Facebook que coloca as pessoas lado a lado na tela.Basta dar algumas permissões e você terá todos os amigos online disponíveis para um vídeo chat. Basta convidar. Aplicativos para dispositivos móveis em iOS e Android breve serão lançados. Pode-se compartilhar vídeos do Youtube para ver juntos ou simplesmente conversar. Pode-se dizer que é um Skipe mais divertido ou um Hangout do Google + cara a cara. A ideia dos fundadores é a de proporcionar uma ferramenta para aproximar e alegrar mais as pessoa.

Artigos Relacionados

- Comente!

Geekie é a primeira plataforma adaptativa de aprendizagem do Brasil que personaliza o ensino de acordo com as características individuais de cada aluno. A Geekie entende que o modelo atual de ensino ainda não usufrui das possibilidades apresentadas pela tecnologia, principalmente na personalização. A plataforma é capaz de identificar características intrínsecas a cada aluno a partir de suas interações com cada elemento do site. Com a informação colhida, a experiência é adaptada de acordo com o perfil e o objetivo de cada usuário. Dentro da plataforma Geekie, cada aluno tem uma experiência única: a apresentação do conteúdo, os exercícios, as revisões, e outros elementos são moldados para que cada um consiga desenvolver o máximo do seu potencial.

 

- Comente!

Boundless é a maneira mais fácil e gratuita de acessar conteúdos de livros textos na internet. Boundless reúne e organiza textos de conteúdos abertos educacionais como Creative Commons, wikibooks, Connections, etc. e os disponibiliza no formato de um livro digital muito fácil de ser usado. Sua interface é amigável com tablets e notebooks, tornando-o bastante útil para professores e alunos. Seu mecanismo de busca é muito bom e os conteúdos digitais gerados pelo sistema é baseado nos seus cursos. Pode-se fazer anotações no conteúdo e gravar notas. Outra característica muito interessante, porém paga, é o Smart Notes Premium que resume o conteúdo, fazendo uma sinopse fácil de ser estudada nas revisões da matéria. É como montar uma lista de favoritos personalizada para cada tópico ou disciplina. Boundless mostra os últimos conteúdos percorridos e os roteiros montados não tem data de validade.

- Comente!

daPulse é uma solução para simplificar a comunicação interna das empresas, mas que serve muito bem para fins educacionais. A plataforma encoraja o compartilhamento das informações através de um único canal, chamados de pulses. Os usuários então seguem somente pulses que são do seu interesse, que podem ser dimensionados conforme as necessidades de comunicação. Recentemente daPulse foi incorporado no construtor de sites pessoais Wix, permitindo a inclusão de um canal de comunicação dentro do site que os usuários estão criando.

 

 

- Comente!

Infogr.am é a ferramenta para a criação de infográficos e gráficos interativo mais difundida. Já são mais de 100 mil publicados. Os infográficos são uma maneira de mostrar informações de forma intuitiva e agradável. Infogr.am é muito fácil de usar. Loga-se usando Facebook ou Twitter e, então, escolhe-se um dos templates oferecidos. Daí é só começar a montar o infográfico com os dados que dispomos. Infogr.am oferece uma série de ferramentas que permitem inserir gráficos dentro do infográfico, adicionar imagens do seu computador, publicar vídeos do youtube ou vimeo, incluir textos, títulos e frases de autores (quotes). Depois de concluído e revisado, podemos publicá-lo e compartilhá-lo nas redes sociais ou incorporarmos em sites e blogs. É beta mas funciona muito bem. Uma ferramenta alternativa ao já comentado Easel.ly

- Comente!

Tackk é uma startup que pemite a criação de publicações atraentes, simples e rápidas na internet, bem ao estilo daqueles quadros murais que encontramos em determinados estabelecimentos comerciais, anunciando de tudo. Não é necessário baixar nenhum aplicativo. Basta acessar a página de Tackk e organizar aquilo que queremos divulgar da forma que melhor nos convier. A interface possui todas as ferramentas necessárias para a publicação e é muito fácil de usar. Existem modelos e templates prontos que podemos usar ou criar nosso próprio modelo. Podemos incluir em nossos anúncios imagens, texto, vídeos, áudio, mapas, links, entre outros. Depois de publicado, basta compartilhar o link da publicação onde bem entender. O serviço é beta.

- Comente!

Lore, em 2011 denominada CourseKit, é mais uma rede social educacional. Com o objetivo claro de mudar a maneira com que professores e alunos se comunicam, Lore pretende ser um mix de Edmodo, Blackboard, Facebook, Twitter e Google+. Lore é um site centrado no professor para se construir algo em torno de determinado curso, ou seja, um AVA. Os professores convidam seus alunos para juntarem-se aos seus cursos e estes interagem com os materiais postados, atividades, perguntas, fórums, avaliações, etc. Novos recursos incluem livros online, um canal para os alunos fazerem perguntas, páginas de perfil com informações dos interesses e realizações dos colegas. Lore já funciona em mais de 600 estabelecimentos de ensino superior nos EUA.

Enhanced by Zemanta
- Comente!

Este infográfico publicado no blog da agência de publicidade mdg Advertising nos mostra como a tecnologia vem, cada vez mais, sendo utilizada pelas crianças norte americanas. Os seres humanos vem se familiarizando com tecnologia e dispositivos digitais cada vez mais cedo. Mais da metade das crianças com idade entre cinco e oito anos já utilizaram tablets para jogar ou aprender. O iPad vem se tornando um ícone na educação dos norte americanos. Mais de 1,5 milhão estão em uso por estudantes e escolas. Atualmente existem mais de 20 mil aplicativos voltados para a educação e 80% dos aplicativos de aprendizado são voltados para o público infantil. A pesquisa inclui informações coletadas pela CNN, Wall Steet Journal, Market Watch, entre outros.

Enhanced by Zemanta
- Comente!

Haier, a maior fabricante chinesa de televisões e outros utensílios domésticos, está demonstrando talvez a única grande inovação na IFA 2012. Uma televisão controlada pelos olhos do usuário. Depois de calibrar os olhos, usando uma unidade de monitoramento ocular feita pela Tobii, o usuário é capaz de controlar um cursor na tela da TV, somente fixando o olhar. Pode-se percorrer um carrossel de programas ou o seletor de volume e, ao piscar fazermos a escolha ou com um duplo piscar abrir ou ativar o conteúdo. Isso vai bem além da TV controlada por gestos. Funciona também na interface gráfica do computador mostrada na tela da TV.

Artigos Relacionados

Enhanced by Zemanta
- Comente!

Raspberry Pi é um gadget ou uma placa de um computador, do tamanho de um cartão de crédito, desenvolvido no Reino Unido pela Fundação Raspberrry Pi, visando estimular o ensino de ciÊncia da computação. Com a intenção de fazer com que os alunos do ensino médio deixem de lado seus smartphones e começarem a se interessar por programação, este pequena placa custa apenas 35 dólares. Pena que, com nossos impostos, a placa só chega aqui por quase 200 reais. O computador é baseado em um system on a chip (SoC) Broadcom BCM2835, que inclui um processador ARM1176JZF-S de 700 MHz, GPU VideoCore IV, e 256 Megabytes de memória RAM. O projeto não inclui uma memória não-volátil, como um disco rígido, possuindo uma entrada de cartão SD para armazenamento de dados. Apesar de lançada no início de 2012, já existem muitos tutoriais de uso na rede.

Enhanced by Zemanta
- Comente!

Knowmia é uma coleção de vídeos educacionais onde os professores podem subir suas aulas, bem no estilo “crowdsourced”. Sabemos da vasta opção de sites oferecendo aulas e lições em vídeo e, a própria Knowmia, já possui mais de 7 mil vídeos abordando todas as disciplinas, assuntos e públicos. As diferenças começam com o sistema de catalogar palavras-chaves pelo autor do vídeo que tormam a busca bem mais eficiente. A qualidade do conteúdo também é monitorada para garantir aulas interessantes, além de não haver publicidade, como acontece com o Youtube for Schools. Knowmia pretende também agregar valor à sua biblioteca com a criação de mini cursos, tendo professores recomendados a frente de determinados assuntos, bem como adicionar avaliações. Knowmia possui aplicativo para o iPad que permite a publicação e a visualização dos vídeos.

Enhanced by Zemanta
- Comente!

myHistro é um construtor de linhas do tempo acoplada a um criador de mapas. myHistro pode construir linhas do tempo pessoais ou sobre um tema ou eventos da História. Cada evento incluído na linha do tempo permite a inclusão da geolocalização utilizando o Google Maps. A ferramenta pode ser utilizada online ou no aplicativo gratuito para iPad. É muito simples de usar e permite a criação de linhas do tempo bastante interessantes. Possui uma característica colaborativa já que podemos convidar outras pessoas para participarem de nossas criações. As linhas do tempo geradas podem ser interativas, mostradas por eventos ou na forma de slide show, utilizando um player. As linhas do tempo podem também ser facilmente incorporadas em outros sites, blogs e redes sociais. Confira a linha do tempo da História dos Jogos Olímpicos Modernos.

Enhanced by Zemanta
- Comente!

EdSurge é um site que tem como objetivo a criação de uma comunidade de pessoas dedicadas às inovações na educação, e de como acelerar a adoção dessas novidades nas escolas. Esse boom de tecnologia educacional coberto por EdSurge, tem por trás como investidores o jornal Washigton Post e o NewSchools Venture Fund. EdSurge publica resenhas e análises detalhadas de produtos voltados para o mercado de tecnologia educacional com filtros para público, características, plataformas, níveis de ensino, etc. Publica também notícias contextualizadas e artigos sobre diversos temas que abordam, desde a tecnologia até pedagogia e novos formas de educar. Outra área do site bastante interessante é a publicação de tópicos sobre educação que se relacionam entre si.

Enhanced by Zemanta
- Comente!

Construct 2 da Scirra é um programa gratuito para a criação de games bastante simples e, ao mesmo tempo completo. Construct 2 possui um sistema baseado em eventos onde é feita uma verificação de comportamento do programa sem a necessidade de codificação. Apesar de ser de uso fácil para principiantes, o programa tem diversos recursos para usuários avançados, como a inserção de outros tipos de códigos. Utilizando HTML5, Construct 2 pode criar jogos para qualquer tipo de plataforma como to  iOS, Android, Windows 8, Facebook, Chrome Web Store, internet, Windows desktop apps e Arcade. Permite a instalação de dezenas de plugins para acabamentos gráficos e desenvolvimento. O programa foi desenvolvido por voluntários e não tem intenções comerciais. Somente os plugins são pagos. Possui farta documentação e fórums na web além de muitos tutoriais em vídeo no Youtube.

Enhanced by Zemanta
- Comente!

Esse infográfico da australiana Open Colleges, baseado em inúmeras pesquisas realizadas nos Estados Unidos, nos dão uma visão da evolução dos usos da sala de aula do século 21. Alguns dados são bem interessantes como o fato de 91% dos professores usarem computadores na sala de aula mas apenas 20% acharem que possuem um nível aceitável de tecnologia na  sala. A maioria dos estabelecimentos de ensino dizem que a grande prioridade é dar um upgrade no sistema de rede sem fio.

Enhanced by Zemanta
- Comente!

LiveText é uma aplicativo web based projetado para auxiliar no desenvolvimento de eportfólios, avaliações de cursos e projetos individuais. Permite que professores e alunos trabalhem colaborativamente na sala de aula e avaliem o progresso dos estudantes em reuniões. É um software de eportfolio, avaliações, monitoramento incrementado com ferramentas de comunicação. LiveText pode ser integrado em outras plataformas como o Moodle, Blackboard, Turnitin entre outras e é utilizado por mais de 500 instituições nos EUA e outros países. Possui versões para tablets e smartphones. LiveText foi o vencedor do 2012/2013 Readers’ Choice Awards.

Enhanced by Zemanta
- Comente!

Fluid Interfaces é um grupo de pesquisadores do MIT Media Lab que radicalmente repensam a maneira que interagimos com informações e serviços digitais. Porque ainda usamos um mouse e teclado, objetos inventado a mais de 40 anos, para interagirmos com nosso mundo digital? Os pesquisadores procuram transformar essas interações para que tornem-se mais naturais no nosso cotidiano. Trabalham em experimentos que abrangem as áreas de realidade aumentada, objetos responsivos, interações colaborativas e materiais programáveis. Fluid Interfaces desenham e investigam interfaces que possuam uma camada de informação digital que expande o nosso mundo físico e acaba com a ideia de botões para trabalhar com gestos naturais. Os objetos cotidianos e o espaço em nossa volta passam a ser responsivos através de displays e sensores. Isso oferece oportunidades para aprendermos e interagirmos para melhorar nossas vidas. Projetos muito interessantes para quem gosta de inovações na tecnologia.

Enhanced by Zemanta
- Comente!
PHP Warning: Missing argument 2 for wp_widget() in \\fs-educ\site\corporativo\conexaote.portaluniversitario.com.br\web\wp-includes\widgets.php on line 76